Não é fácil, não é mesmo? Tem pessoas que são assim e tem outras que às vezes só estão nervosas. Mas afinal, como lidar com pessoas nervosas segundo a bíblia? Essa é uma pergunta difícil de responder, porque cada pessoa tem uma maneira de reagir.

Felizmente na bíblia encontramos resposta para tudo e no texto de hoje veremos o que a bíblia tem a nos dizer sobre o assunto, lembrando que nós também ficamos nervosos com os outros, então ao ler esse texto reflita não só sobre como lidar com o próximo, mas como você pode melhorar também.

Lidar com o nervosismo é um exercício de amor, paciência e graça

Para começar gostaria de trazer um situação pela qual passamos aqui em casa recentemente. Bem, o comportamento do meu irmão de 10 anos, vinha mudando fazia um tempo. Mais fechado, quieto e irreverente também. Ele entrou naquela fase complicada de lidar, de quando a mãe fala (ou a irmã) e logo ele retruca ou questiona.

“Por que tenho que tomar banho?”, “daqui a pouco vou”, “isso é chato”, “não quero sair” e por aí vai, sempre emburrado. Ele nunca foi uma criança desobediente como agora vinha sendo, até que minha mãe perdeu a paciência e o nervosismo se aflorou para todo lado.

Depois de uma resposta mal criada o tom de voz de todos subiram, uma briga feia e advinha o que resolveu? Nada. A situação só melhorou quando todos nos acalmamos e falamos o que estávamos sentindo. E aí sim, ouvimos uns aos outros com amor e paciência.

Ficamos na sala umas 4 horas conversando, meu irmão foi exortado com amor, houve verdadeiro arrependimento e pedido de perdão. Da mesma forma que meu irmão se desculpou, minha mãe também pediu desculpas, coisa que falta em muitos lares. Muitos pais pensam que não devem pedir desculpas aos seus filhos. No entanto, não estão livres de errar, neste caso minha mãe por trabalhar muito e ter uma agenda corrida, não conseguiu ver que o pequenino não estava bem.

A conclusão dessa história e versículo que resume ela é Provérbios 15:1: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. Se meu irmão tivesse sido obediente e dado boas respostas, não deixaria minha mãe nervosa e ela não teria brigado com ele. Porém, ninguém é perfeito, vamos errar e quando erramos estar dispostos a mudar é essencial.

Como Jesus lidou com pessoas nervosas e difíceis?

Jesus certamente lidou com muitas pessoas difíceis durante Seu tempo aqui na terra e nunca demonstrou uma atitude de superioridade ou orgulho desdenhoso. Ele repreendeu quando necessário (João 8:47), ficou em silêncio João 8:6), faz perguntas (Marcos 11:28-29), apontou as Escrituras (Marcos 10:2– 3) e contou histórias para exemplificar situações.

Então como podemos é diferente a maneira de lidar com cada um, mas se tem uma coisa que é necessária é a mensagem de 1 Pedro 3:9: “não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança”.

Quando lidamos com pessoas nervosas, ou estamos em uma briga, nossa primeira reação muitas vezes é nos defender sendo orgulhosos, ou até mesmo apontando os erros e falhas do outro, mas não é porque uma pessoa adotou uma postura ruim para conosco que devemos agir igual.

Conclusão

Esse livro não é uma “receita de bolo” para você nunca mais ter de lidar com alguém nervoso, pois não há uma maneira única para lidar com pessoas assim. Mas quero que guarde duas coisas a número 1 é: a palavra branda desvia o furor. E a número 2 é: não seja orgulhoso também, reconheça seus erros. Deixo como dica que leia Provérbios, um livro cheio de sabedoria para colocarmos em prática.

Deus te abençoe!