Em entrevista ao portal Brasil61.com, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Gilvan Máximo, disse que a chegada do 5G à capital do país vai aquecer o ambiente de inovação local, por meio das startups, e o setor produtivo, com destaque para o agronegócio.
A nova geração de internet móvel deve chegar à Brasília até o meio de 2022, de acordo com a previsão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A tecnologia é até 100 vezes mais rápida que o 4G, o que vai melhorar a experiência da população ao navegar na internet, mas Gilvan explica que os benefícios vão muito além.
“As startups, todo o setor produtivo, o ecossistema vão ser muito beneficiados com isso, porque os carros autônomos sairão do papel e passarão a ser uma realidade e para Brasília será de fundamental importância. Além disso, estamos nos tornando um hub de startups. Nós temos startups renomadas, startups que estão despontando para o mundo, saindo e nascendo em Brasília. Tenho certeza que o 5G revolucionará a vida de todos os brasileiros e Brasília vai ganhar muito com o 5G”, acredita.
Especialistas dizem que a chegada do 5G vai potencializar a chamada Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things), que permite que as máquinas se comuniquem e interajam entre si. Entre as inúmeras mudanças que a IoT vai potencializar está o conceito de cidades inteligentes, as chamadas smart cities. Brasília quer se tornar a primeira cidade inteligente da América Latina.
Até por isso, a capital federal já tem um Laboratório de Testes 5G, que fica no Parque Tecnológico de Brasília. A expectativa é que no começo do ano que vem a cidade já tenha alguns pontos conectados por 5G, acredita o secretário.
O senador Izalci Lucas (PSDB/DF) destaca que a expectativa em torno da implementação do 5G é grande, pois a tecnologia vai permitir a inclusão digital dos cidadãos e o avanço da Internet das Coisas. Ele cita como a quinta geração de internet móvel vai impactar o dia a dia dos brasilienses.
“Consequentemente, o 5G traz para o Distrito Federal e o Brasil condições e infraestrutura adequada para o desenvolvimento econômico, para o desenvolvimento social e para a inclusão das pessoas, para que a gente possa realmente melhorar a qualidade de vida das pessoas utilizando as tecnologias. Acredito que seja um avanço grande para todo o Brasil.”
Leilão
O leilão do 5G é considerado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o maior de radiofrequência da história do país. No certame, foram ofertadas quatro faixas: 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. Pense nessas faixas como rodovias no ar, por onde passam as ondas eletromagnéticas responsáveis pelas transmissões de TV, rádio e internet.