O quadradinho deve registrar tempestades acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas. Motoristas devem se atentar às estradas e, para quem ainda não saiu de casa, vale preparar o casaco e o guarda-chuva.
“Um dia frio, um bom lugar pra ler um livro…”
Bom dia, brasiliense! Nesta sexta-feira (10/1), o céu amanheceu cinza e sem qualquer indício de que o sol surgirá. Nas estradas, os motoristas precisaram ter atenção redobrada à forte neblina, registrada em pontos de Sobradinho e Planaltina. A dica para o trabalhador que ainda não saiu de casa é tirar os casacos do armário e não se esquecer do guarda-chuva.
Como é esperado para o verão, podem ocorrer precipitações a qualquer hora do dia, acompanhadas de tempestades e rajadas de vento. A condição deve permanecer nos próximos dias, presenteando os fãs de chuva com momentos de paz e tranquilidade no sofá de casa, pois as temperaturas mais amenas estão garantidas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Distrito Federal está sob alerta laranja para chuvas intensas, podendo registrar precipitações de até 100 mm e ventos a100 km/h. No Plano Piloto, a umidade relativa do ar deve variar entre 95% e 60%. Já a temperatura mínima foi de 18ºC, enquanto a máxima deve chegar aos 26ºC. Bom fim de semana!
Atenção
Em caso de fortes chuvas, a Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF) recomenda que não se utilize equipamentos elétricos, evite tomar banho durante as pancadas de chuva, não utilize o telefone caso esteja conectado à rede elétrica, evite a proximidade e o contato com materiais condutores de energia, mantenha-se sempre calçado e, antes da tempestade, desligue todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas.
Para os motoristas, os conselhos, em casos de tempestades, são: redobrar a atenção, reduzir a velocidade, aumentar a distância de seguimento e conferir o estado dos pneus. Checar o funcionamento do limpador de para-brisa e as condições da borracha também são medidas essenciais.
Sob chuva forte, é recomendado o uso do farol baixo, pois a luz alta reflete nas gotas de água e prejudica a visibilidade, além de não iluminar o caminho como deveria e ainda atrapalhar a visão de outros usuários da via.