Em Gálatas 6:9, “desanimar” refere-se a desistir na alma. O Espírito Santo nos diz para não desistirmos na alma — em outras palavras, na nossa mente — porque se aguentarmos firme, no final colheremos coisas boas.

Pense em Jesus. Imediatamente depois de ser batizado e cheio do Espírito Santo, Ele foi levado ao deserto para ser provado e testado pelo diabo. Ele não reclamou nem ficou desanimado e deprimido. Ele não pensou nem falou negativamente. Ele não ficou confuso tentando entender por que isso havia acontecido. Ele passou por cada teste e venceu (ver Lucas 4:1-13).

Você consegue imaginar Jesus viajando pelo país, falando com Seus discípulos sobre como tudo era difícil? Você pode imaginá-lo discutindo o quanto a Cruz ia ser difícil… Ou sobre como Ele temia as coisas que estavam por vir… Ou sobre como era frustrante não ter um teto sobre a cabeça nem uma cama para dormir à noite?

Jesus extraiu forças de Seu Pai celestial e saiu vitorioso. Temos Seu Espírito habitando em nós e a força disponível para superar qualquer coisa que estejamos enfrentando.

Podemos lidar com nossas circunstâncias da mesma maneira que Jesus lidava: estando mentalmente preparados por meio do “pensamento vitorioso” em lugar do “pensamento de desistência”.