O apóstolo Paulo queria ser tudo e fazer tudo o que Deus desejava que ele fosse e fizesse — mas ele queria fazer isso com alegria. Devemos aprender a estar alegres com o nosso progresso e não deprimidos com a distância que ainda temos a percorrer, ou oprimidos por ter uma atitude legalista a respeito disso. Podemos ser gratos por tudo que Deus fez e por tudo que Ele ainda fará. Podemos aprender a olhar para o positivo e não para o negativo.

Um dos efeitos colaterais de uma abordagem legalista acerca de Deus é que as pessoas nunca conseguem estar satisfeitas a não ser que cumpram toda a Lei. Se falharem em um ponto, elas são culpadas de todos (ver Tiago 2:10). A vida às vezes é cheia de fracasso, decepção e frustração. Mas um dos benefícios do nosso relacionamento com Cristo na Nova Aliança é o fato de que podemos ser guiados pelo Espírito Santo em vez de sermos guiados por regras, e podemos estar alegres durante a jornada. Nossa alegria não deve estar no nosso desempenho, mas no próprio Jesus.


Oração de Gratidão

Pai, sou grato porque Tu me dás alegria para a jornada. Mesmo enquanto estou aprendendo e crescendo em Ti, posso ter alegria a cada novo dia. Obrigado porque não tenho de viver sob a Lei; estou vivendo na Tua graça e na Tua alegria a cada passo do caminho.