Após o feriado chuvoso de Natal, o brasiliense não vai se livrar das pancadas de chuvas, rajadas de vento e trovoadas. Para esta segunda-feira (26/12), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê muita água em todo o Distrito Federal.
Segundo a meteorologista Andrea Ramos, a condição do tempo tende a se estender pelo menos até o meio da semana. “Teremos muita chuva, pelo menos até o meio da semana. O tempo segue com bastante nebulosidade e pancadas de chuva, principalmente no fim da tarde e início da noite”, explicou.
A especialista também reforçou a importância do cidadão se atentar ao trânsito durante as chuvas. “Pela manhã estamos registrando chuvas e seguiremos desta forma. Quem vai trabalhar ou sair de casa de carro, é importante manter atenção, pois as fortes chuvas tiram a visibilidade dos motoristas”, ressaltou.
Para esta segunda-feira (26/12), os termômetros da capital federal marcaram mínima de 18°C, e podem chegar, nas horas mais quentes, aos 26°C. Em relação a umidade relativa do ar, haverá uma variação de 60% a 95%.
Alerta Laranja
Em estado de atenção, o DF pode ter chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h. Além disso, o aviso indica que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Para se proteger, o cidadão não deve se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O Inmet indica que, se possível, o brasiliense desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.