Uma alimentação saudável deve englobar muitas frutas, legumes e verduras. Mas, além dos nutrientes, esses alimentos também contêm muitos agrotóxicos. E, para diminuir a incidência desse veneno durante o consumo, é preciso saber como higienizar frutas, legumes e verduras da forma mais adequada possível.
Essa é uma parte importante principalmente após as compras e antes de serem guardados. Isso porque, caso um hortifrúti esteja contaminado, ele pode prejudicar todos os outros que estão na geladeira. Mas você sabia que cada um deles precisa ser higienizado de uma forma específica? Pois é!
Ficou curiosa (o) para entender sobre o assunto? Então continue a leitura! Nós, do Guia da Cozinha, vamos ajudar você a higienizar seus produtos adequadamente antes de guardá-los.
Verduras e hortaliças:
Antes de mais nada, comece lavando as folhas em água corrente, passando as pontas dos dedos por toda a superfície para tirar a sujeira mais grossa, como terra e larvas. Em seguida, retire as partes escuras e pedaços machucados.
Depois deixe-as de molho em uma solução desinfetante por cerca de 30 minutos. Retire, lave novamente em água corrente, deixe secar e guarde em potes bem fechados.
Legumes:
Muitos legumes são consumidos com a casca, portanto não adianta só passar em água corrente, é preciso esfregá-los com uma esponja para retirar melhor as impurezas. Depois, coloque-os de molho por 30 minutos na solução, passe em água corrente novamente, seque e guarde na geladeira.
Legumes que são consumidos cozidos, como brócolis e couve-flor, devem ter as partes escuras removidas e serem lavados cuidadosamente também no meio dos buquês.
Frutas:
O modo de desinfetar é o mesmo dos legumes, já que algumas frutas também são consumidas com casca, como maçã, pera, morango e uvas. As últimas pedem uma atenção especial: devem ser lavadas uma a uma e inspecionadas no meio dos galhos para ver se há bichinhos. Por fim, coloque-as de molho por 30 minutos, passe por água corrente novamente, seque e guarde.
Para higienizar frutas e legumes é melhor usar sabão ou detergente?
Nesses casos o detergente tem mais eficácia, mas com cuidado porque ele pode penetrar no alimento. Então é necessário mais atenção na hora de higienizar frutas e legumes para não ficar nenhum resíduo.
No caso de frutas como a maçã e a pera o mais recomendado é lavar antes do consumo imediato, isso evita que a fruta escureça ou fique desgastada.
A seguir, o Guia te ensina a fazer uma solução caseira muito eficiente para deixar seus alimentos limpos de forma segura e eficaz. Acompanhe!
Aprenda a fazer uma solução caseira para limpar alimentos
- Com vinagre: misture 2 colheres (sopa) de vinagre e 1 litro de água. Essa solução ajuda a soltar as larvas dos alimentos, sem matá-los.
- Com água sanitária: é uma solução potente, basta 1 colher (sopa) de água sanitária para 1 litro de água. A eliminação de larvas e bactérias ocorre em 15 minutos com essa solução.
- Com hipoclorito de sódio: é uma substância desinfetante, que compõe produtos próprios para desinfetar alimentos e purificar a água. Está disponível em supermercados e bastam 2 gotas para cada litro de água.