Para começar, quero afirmar que a verdadeira alegria é a que vem do Senhor!
Alegria
Nos tempos atuais a alegria parece estar em escassez no mundo, onde há espaço para tanto medo, preocupação, desânimo, ansiedade e depressão, mas nosso Pai nos chamou para sermos alegres e gostaria de começar esse texto diferenciando alegria e felicidade. A felicidade é uma emoção, e Deus não espera que as pessoas fiquem nesse estado emocional o tempo todo, afinal, como está escrito em Eclesiastes 3:4, há tempo para chorar e tempo para rir; tempo para lamentar e tempo para dançar.
Já a alegria segundo a Bíblia, preenche o vazio espiritual através de um relacionamento de intimidade com Aquele que é pura alegria. EmJoão 15:5, Jesus diz: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”, o fruto mencionado por Ele inclui muita alegria!
A Bíblia fala com muito mais frequência de alegria do que de ser feliz. A felicidade é um sentimento de alegria que depende de algo bom acontecer. Deus quer que você experimente momentos felizes, mas seu maior desejo é que você tenha alegria incondicional. Jesus afirmou que a alegria d’Ele permanece em nós e que ninguém pode tirá-la (João 15:11 ; João 16:22). As evidências da verdadeira alegria na vida de alguém é a gratidão, o contentamento, o otimismo, o senso de liberdade e outras atitudes positivas.
A tristeza e a depressão
Comecei o texto falando sobre a alegria e agora irei abordar um assunto muito importante que se relaciona diretamente ao que estamos falando. Inclusive é um tema bem pertinente para abordarmos com relação ao setembro amarelo. Como falei acima, Deus não espera que a todo momento estejamos felizes, na verdade existem momentos em que iremos nos entristecer e está tudo bem, mas não podemos deixar de ter a esperança de que dias melhores virão. Na bíblia, é relatado que até Jesus se entristeceu no Getsêmani. Em Mateus 26:38, está escrito: “Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo”.
A tristeza profunda e prolongada, tornar-se depressão e pode ter muitas causas: doença, perda, desilusão, culpa, sofrimento, isolamento entre outras, mas quero te lembrar que Deus quer e pode restaurar a sua alegria. Também compreendo que seja importante ressaltar: Depressão não é falta de Deus! Querido irmão, caso esteja passando por isso não se sinta culpado, na Bíblia há relatos de muitas pessoas fiéis ao Senhor que enfrentaram também profunda tristeza, entre elas Elias, Jó e Jeremias.
Concluindo…
Nosso Pai Celestial está conosco mesmo em momentos difíceis e lembre que você não está sozinho. É sábio procurar ajuda tanto de pastores e líderes quanto de psicólogos e médicos, muitas doenças emocionais podem estar ligadas a problemas físicos de saúde. Por último, não se isole, esteja cercado por pessoas que podem te ajudar e busque separar um momento para conversar com Deus sobre o que está passando, Ele quer te ouvir. Declaro alegria sobre a sua vida!
Deus te abençoe!