Hoje encerraremos nossa série “As estações da vida”, onde através de 4 textos fomos levados a refletir sobre os momentos pelos quais passamos fazendo uma analogia com as estações do ano (primavera, verão, outono e inverno). 

Sem dúvida alguma, podemos dizer que a nossa vida é repleta de diferentes circunstâncias que nem sempre são bem definidas como as estações, às vezes a primavera não é apenas flores e pensando nisso lembrei de um concerto para violino de um compositor italiano muito famoso, chamado Antonio Vivaldi, intitulado “As Quatro Estações”.

Em sua composição ele através da música traz em diferentes notas essas nuances que há dentro de cada estação, assim como é a vida, mas ainda sim é possível perceber que há um ciclo, um início, um meio e um fim. Na bíblia encontramos inúmeras passagens que falam exatamente sobre isso, o tempo, e para a nossa reflexão falaremos sobre o inverno.

Inverno 

O inverno é o tempo das provações e de lutas. Também é nesta estação espiritual em que o inimigo aproveita para nos atacar sem dó nem piedade. No inverno, o dia escurece mais cedo, pois tudo é escuridão longe da casa de Deus. Os dias são curtos, isto é, se tem alegria ela é passageira ou falsa. Entramos em hibernação, querendo dormir e só acordar quando a luta passar.

Nesta estação, podemos esquecer que Deus é fogo consumidor e que Jesus disse que veio lançar fogo sobre a terra como está escrito em Lucas 12:49, mas não deveríamos. Não podemos deixar a frieza espiritual tomar conta de nós, pois ela nos afasta daquilo que o Senhor tem para nós.

Por mais que a luta seja grande, temos um Deus fiel que cuida de nós mesmo quando tudo parece frio e sombrio. Muitas vezes no inverno é que vem a preguiça, mas não devemos aceitar ser cristãos abaixo da média. Então, levante-se e desperte de seu sono, pois o Aquele a quem você serve é poderoso para te aquecer, seja o inverno que for.

Não deixe o inverno passar despercebido! Use essa estação para se aproximar ainda mais daquilo que o Senhor tem para a sua vida. É na dificuldade onde somos forjados e preparados para ir além. O que para muitos pode ser apenas frio, para você pode ser o momento ideal para aquecer o seu espírito junto ao Salvador.

Deixo por último a passagem de Tiago 1:2-4 em que fala que, por fim, a tribulação produz em nós maturidade e um caráter aprovado:

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.”

Conclusão 

Pensando no que conversamos hoje, você costuma esquadrinhar seu coração ou estações pelas quais você passou? Será que hibernar durante o inverno para você é sinônimo de não fazer nada ou permanecer acordado para planejar a próxima estação? Reflita e lembre que cada estação tem a sua beleza e traz consigo novas oportunidades para se aproximar de Deus. 

Deus te abençoe!