Hoje daremos início a série “As estações da vida”, onde através de 4 textos seremos levados a refletir sobre os momentos pelos quais as nossas vidas são compostas fazendo uma analogia com as estações do ano, sendo assim, a primavera, o verão, o outono e o inverno.
Sem dúvida alguma, podemos dizer que a nossa vida é repleta de diferentes circunstâncias que nem sempre são bem definidas como as estações, às vezes a primavera não é apenas flores e pensando nisso lembrei de um concerto para violino de um compositor italiano muito famoso, chamado Antônio Vivaldi, intitulado “As Quatro Estações”.
Em sua composição ele através da música traz em diferentes notas essas nuances que há dentro de cada estação, assim como é a vida, mas ainda sim, é possível perceber que há um ciclo, um início, um meio e um fim. Na bíblia encontramos inúmeras passagens que falam exatamente sobre isso, o tempo, e para a nossa primeira reflexão falaremos sobre a primavera.
Primavera
Veja! O inverno passou; as chuvas acabaram e já se foram. Aparecem flores sobre a terra, e chegou o tempo de cantar; já se ouve em nossa terra o arrulhar dos pombos. A figueira produz os primeiros frutos; as vinhas florescem e espalham sua fragrância. Levante-se, venha, minha querida; minha bela, venha comigo.
Cânticos 2:11-13
Começaremos pela primavera, pois ela remete ao nascimento, o florescer, a colheita. Esse é o momento em que colhemos o fruto daquilo que plantamos, mas também de preparar a nossa terra para que as novas sementes germinem e assim possamos continuar a dar bons frutos. Acredito que esta seja a estação dos novos ciclos, talvez por isso tantas noivas escolhem justamente esse período do ano para se casar.
Também é o momento que nos remete ao nascimento, quando um bebe nasce é o momento de florescer para muitas famílias, todos ficam encantados com aquela nova vida, ver aquela pequena criança pela casa traz esperança a família. Afinal, há tantas possibilidades para esta vida que acabou de começar.
Pensando tanto nas noivas como no nascimento de bebês, é possível notar que existe um cuidado no antes, no durante e no depois. E agora traçando uma comparação com a nossa fé, será que quando o tempo de colheita chega, lembramos de continuar a cuidar da nossa terra? Isto é, continuamos cuidando do nosso coração e nos alimentando da palavra de Deus?
Sinto ser muitas vezes neste momento em que até mesmo esquecemos de agradecer os frutos que Deus nos concedeu, que dirá então continuar a preparar à terra para o futuro. Bem, hoje te convido a tirar um tempo e pensar sobre isso.
Conclusão
Dias virão em que Jacó lançará raízes, e florescerá e brotará Israel, e encherão de fruto a face do mundo.
Isaías 27:6
Acho que a primeira atitude que podemos tomar diante da primavera é agradecer aquilo que Deus nos entregou, as suas promessas que floresceram em nossa vida e junto a isto, continuar a cultivar, para que o solo do nosso coração continue a ser férfil e venha a dar bons frutos.
Deus te abençoe!