A atualização do cadastro no sistema Estratégia Saúde da Família (ESF), da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES), está disponível para pessoas que mudaram de endereço ou trocaram o número de telefone. A pasta divulgou, nesta quarta-feira (15/2), que os cidadãos com informações pendentes precisam corrigi-las. É por meio deste cadastro que as pessoas têm acesso aos serviços de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS), como os atendimentos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais públicos.
A atualização dos dados pode ser feita na UBS de referência, de acordo com o endereço de moradia atual do paciente. Lá, a equipe designada irá recepcionar e realizar a correção das informações desatualizadas.
Para o cadastro, são coletadas informações sobre os dados pessoais e sociodemográficos, assim como sobre a situação de moradia e de saúde.
É preciso ter em mãos:
– Comprovante de residência (caso não tenha, pode ser uma declaração escrita à mão)
– CPF ou cartão do SUS
– RG ou certidão de nascimento
É importante identificar quem é o responsável pelo cadastro da família. As informações individuais dos outros integrantes da residência são registradas vinculadas às do responsável. Após a atualização, um agente comunitário de saúde da UBS de referência vai fazer uma visita domiciliar para validação do cadastro.