Os brasilienses podem se preparar para uma terça-feira de frio e muitas nuvens na capital federal, nesta terça-feira (25/7). De acordo com as últimas informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima foi de 17ºC, agora pela manhã, e a máxima deve chegar aos 26ºC, no Plano Piloto, e 28ºC, no DF.

A sensação térmica gélida (17ºC às 7h) também foi acentuada pelas rajadas de vento, que devem variar de fracas a moderadas, ao longo do dia, com velocidade de 31km/h.

A umidade relativa do ar, para o Plano Piloto, ficou em 80%, logo no início do dia. Já nos períodos mais quentes o índice deve chegar aos 35%. O DF teve umidade mais amena, com 90%, pela manhã, e 30%, pela tarde.

Segundo o meteorologista do Inmet Kleber Souza, essas condições são típicas do inverno. No entanto, o frio deve dar uma trégua com o avançar do dia. “Como o chegar da tarde, as nuvens devem se dissipar. A partir de 9h, as temperaturas devem subir”, explicou.

Alerta

Se o frio deve dar uma trégua, o mesmo não pode ser dito da baixa umidade. Segundo o Inmet, a partir de quinta-feira, as temperaturas devem subir e a umidade relativa do ar deve ter queda expressiva.

Souza explica que a situação tem potencial de gerar um alerta para o DF, mas a situação está sendo monitorada. “É típico passarmos por um longo período de estiagem e secar nessa época do ano. Estamos sem alerta para Brasília, por enquanto, devido a um período de alta umidade e nebulosidade. Estamos monitorando, mas a partir de amanhã (quarta-feira), devemos analisar e ver a possibilidade de alerta”, esclareceu.

Cuidados:

Veja alguns cuidados recomendados pela Defesa Civil para evitar problemas com a baixa umidade:

  • Manter uma boa hidratação e portar, sempre que possível, uma garrafa para reposição de líquidos.
  • Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
  • Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
  • Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
  • Dar especial atenção à crianças e idosos
  • Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
  • Dar preferência a refeições leves.
  • Ficar atento à previsão do tempo e, em caso de alerta de baixa umidade, intensificar os cuidados.

*Estagiário sob supervisão de Thays Martins