Com tempo chuvoso, os brasilienses amanhecem com dia frio pós-feriado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a condição do tempo deve se manter com céu nublado e chuvas a qualquer hora nesta quinta-feira (3/11). Além disso, com a queda da temperatura, os termômetros não devem ultrapassar a máxima de 20°C no Distrito Federal.
O meteorologista do Inmet Heráclio Alves ressalta que as chuvas, ao longo do dia, serão fracas. “A condição de chuva mais intensa já passou. Agora será essa mais fraca”, comentou. “Nessas primeiras horas da manhã, por conta da temperatura mais baixa e a umidade alta, tem esse nevoeiro mais denso, cobrindo grande parte do DF”, completou.
A mínima registrada na cidade foi de 16°C, na região do Plano Piloto. A umidade não terá grande variação com máxima de 95%, chegando a 80% no decorrer do período. Segundo o especialista, nesta sexta-feira (4/11), a tendência é de que os termômetros registrem valores ainda menores, principalmente a mínima, chegando a 12°C em alguns pontos do DF.
Para as mudanças no tempo, Heráclio explica que uma frente fria avançou nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. “Na retaguarda dessa frente, vem essa massa de ar mais fria dando essa queda nas temperaturas, mas com bastante umidade”, destacou.
No fim de semana, no entanto, as temperaturas devem subir gradualmente. De acordo com o meteorologista, neste sábado e domingo já começa a ter uma mudança com uma ligeira graduação na temperatura que volta a subir de forma lenta.