Após o dia mais frio do ano registrado, com 9,2°C, as temperaturas mínimas no Distrito Federal subiram para 13°C nas regiões do Gama e do Paranoá,  nas primeiras horas desta terça-feira (20/6). Além disso, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que a máxima chegue a 28°C no período da tarde.

A meteorologista do Inmet Andrea Ramos explica que o aumento da mínima é em função da nebulosidade na noite anterior que retém a perda de calor. “O dia segue o padrão visto no anteriormente. Ao longo do dia terá nebulosidade variando e agora pela manhã um dia aberto, mas ainda assim sem indicativos de chuva”, destaca. Enquanto a umidade relativa do ar chegou a 90% no início da manhã, a previsão é de que o índice caia para até 30% durante a tarde.

Inverno à vista

A meteorologista lembra que a chegada do inverno ocorre nesta quarta-feira (21/6), estação que permanece até 23 de setembro, o que influencia no clima. Andrea detalha que a principal característica da nova estação é o frio. “É comum ter massas de ar frio polar que diminuem as temperaturas. Esse ano ainda não tivemos nenhuma”, comenta. 

“Ao longo da semana, a tendência é a atuação dessa massa de ar frio e seca que se aproxima”, acrescenta. Ela ressalta ainda que o mês de julho é o mais seco quando comparado com os demais meses caracterizados pela estiagem. Segundo a climatologia, o esperado em chuvas para o mês é de 1,5mm.

O fenômeno El Niño também influencia no inverno deste ano. “Uma das características dele na região é a diminuição das chuvas no Norte e Nordeste do país e tende a aumentar as temperaturas médias, que interferem nas máximas e mínimas. Vamos monitorar como vai ficar as temperaturas no DF”, avalia.