Como um grande homem na fé ele sabia que ter hábitos saudáveis era fundamental para o seu relacionamento com o Altíssimo. Então, venha conferir como adquirir hábitos saudáveis e deixar de procrastinar com um grande exemplo!
Daniel, um homem santo em meio à glutonaria
Daniel ainda era jovem quando, dentre os israelitas levados cativos à Babilônia, foi selecionado para servir na corte do rei. Certamente, naquele ambiente em que estava, sofreu muitas tentações. Entretanto, em cada momento, buscou a santificação, tentou viver conforme a vontade de Deus e adquiriu bons hábitos, lembrando que estes nos fazem deixar a procrastinação.
Em Daniel 1:5-7, está escrito: “De sua própria mesa, o rei designou-lhes uma porção diária de comida e de vinho. Eles receberiam um treinamento durante três anos, e depois disso passariam a servir o rei. Entre esses estavam alguns que vieram de Judá: Daniel, Hananias, Misael e Azarias. O chefe dos oficiais deu-lhes novos nomes: a Daniel deu o nome de Beltessazar; a Hananias, Sadraque; a Misael, Mesaque; e a Azarias, Abede-Nego”. Esse era o ambiente em que Daniel estava.
Na mesa do rei eram servidos inúmeros alimentos impuros, inclusive carne de porco. Naquele momento, qual foi a decisão de Daniel? Ela está descrita no verso 8: “Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles.” Trocando tais alimentos por vegetais e água. Poucas pessoas comeriam somente isso, no entanto, tal atitude postura tomada pelo servo do Senhor, nos mostra que somos sim, capazes de ter uma alimentação saudável, mas precisamos estar dispostos e o que comemos influencia diretamente na nossa disposição, saúde física e mental.
Jejum e oração
Daniel também levava a sério sua vida de jejum e oração como está escrito em Daniel 1:12-15: “Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber. Então se examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; e, conforme vires, procederás para com os teus servos. E ele consentiu isto, e os experimentou dez dias. E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei”.
Mais a frente, em Daniel 6:10, lemos o seguinte: “Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer”.
Talvez esteja pensando que estas são coisas muito difíceis de fazer, mas não são e quando estamos nos caminhos do Senhor e sob o Seu direcionamento não há espaço para procrastinação, principalmente se tratando da nossa vida espiritual, pois ela está ligada a todas as outras áreas da nossa vida. Sem um relacionamento com Deus, não há ânimo, pois dEle vem a nossa força.
Por onde começar?
A base de tudo é a oração, que tal orar 3 vezes ao dia? Talvez esteja se perguntando como fazer isso em meio a sua rotina agitada e ao desânimo que se encontra agora e quero deixar aqui algumas dicas práticas. No último texto já mencionamos duas dicas importantes e quero te relembrar delas e trazer mais 5 dicas essenciais:
#1 – Tenha objetivos factíveis, específicos e fáceis
- Factível é algo realizável, possível de ser realizado.
- Específico fala de algo mensurável, concreto e objetivo.
- Fácil é transformar certa atividade em sua versão mais fácil possível.
#2 – Dê o primeiro passo sem pensar no segundo
O procrastinador peca por “pensar grande demais”. Ele erra ao olhar para a situação de uma perspectiva que fatalmente derrotará sua força de vontade. Pensar na complexidade do todo é muito mais intimidador e frustrante do que focar em apenas uma parte.
Agora vamos as demais dicas…
#3 – Regra dos 2 minutos
A Regra dos 2 minutos, trazida pelo autor David Allen no livro “Getting Things Done”, é um grande aliado para você vencer a procrastinação de uma maneira simples e eficaz. A regra afirma que quando você começa um novo hábito, deve fazê-lo em dois minutos ou menos.
Se trata de reduzir uma tarefa a uma versão dela que dure apenas dois minutos. Todo mundo consegue ler um parágrafo, calçar o tênis ou arrumar as almofadas. O que acontece é que visto que você comece uma atividade simples, ficar muito mais fácil continuar a fazê-la.
#4 – Regra dos 5 segundos
Conforme o livro de Mel Robbins, a Regra dos 5 Segundos é uma técnica poderosa para destruir a procrastinação. Assim que tiver o instinto de realizar uma tarefa ou começar uma nova atividade você deve reagir imediatamente. Caso isso não ocorra, seu cérebro vai começar a se inclinar para a procrastinação. A técnica serve para impedir que emoções como o medo e a ansiedade forcem você a começar a procrastinar.
#5 – Não seja multitarefas
Não cair no erro de tentar fazer várias tarefas simultaneamente é uma das regras básicas da produtividade. Já foi provado cientificamente que tentar realizar várias tarefas diferentes em simultâneo, ou num curto período, consome mais energia do que se você focasse em apenas uma tarefa. Portanto, ao escolher fazer uma atividade, vá até o fim com ela. Foque nela até terminá-la. Só depois, vá para a próxima.
Conclusão
Nós, filhos de Deus fomos chamados para a constância, pois nosso Senhor é constante. O procrastinador acaba por ser uma pessoa inconstante e se você se encontra nessa posição está mais que na hora de mudar essa realidade e viver os propósitos de Deus para a sua vida!
Espero que está série tenha te ajudado e continue com estes dois versículos em mente:
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
Eclesiastes 3:1-8
Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs. A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.
2 Tessalonicenses 3:11,12
Deus te abençoe!