A maioria dos cristãos está bastante familiarizada com a versão Almeida Revista e Atualizada de 1 Tessalonicenses 5:17, que diz: “Orai sem cessar”.
Eu costumava me perguntar: Senhor, como posso chegar ao ponto de conseguir orar sem cessar? Para mim a expressão “sem cessar” significa sem parar, sem desistir. Eu não conseguia ver como isso era possível.
Agora tenho um entendimento melhor do que Paulo estava dizendo. Ele queria dizer que a oração deveria ser como respirar, algo que fazemos continuamente, mas muitas vezes inconscientemente. O corpo físico precisa da respiração. Do mesmo modo, nossa vida espiritual foi designada para ser alimentada e sustentada pela oração contínua.
O problema é que por causa do pensamento legalista e religioso, temos a ideia errônea de que, se não mantivermos determinado programa de oração, estamos errando o alvo. Se nos tornarmos “religiosos” demais com relação à oração, pensando que precisamos fazer isso por certa quantidade de tempo porque é assim que outra pessoa faz, traremos condenação sobre nós mesmos. A lição importante sobre a oração não é a postura, ou o tempo ou o lugar, mas aprender a orar enquanto você atravessa cada dia. Simplesmente ore com fé, em todo tempo, em todos os lugares.
É o Espírito Santo que o conduzirá a uma vida de oração consistente.