Afinal, somos pecadores lutando contra nossa própria carne e contra o mal que há neste mundo. Mas há uma forma de viver em harmonia e esta envolve três palavras abençoadas: a primeira é amor, a segunda é perdão e a terceira é paciência.

A Bíblia nos ensina a viver em harmonia se revestindo desses três atos, sendo que o primeiro é o mais importante e determina o cumprimento dos outros dois, pois como está escrito em Colossenses 3:14, o amor é o elo perfeito. E nos próximos dias iremos nos aprofundar um pouco em cada um desses atos, começando hoje pelo AMOR.

Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor

Esta é uma das passagens mais conhecidas da Bíblia, 1 João 4:8, mas quem dera fosse a mais compreendida. Nela se resume perfeitamente a natureza do nosso Criador de que Ele é amor, e o que isso significa? Bem, em 1 Coríntios 13:4-7 encontramos a definição do amor: o amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O perfeito amor lança fora toda divisão, pois onde há amor, há harmonia. Pense em alguém que você admira muito e vê como um exemplo de conduta. Provavelmente considera essa pessoa cheia de amor pelo próximo. Nosso maior exemplo, Jesus, refletia o amor em seu viver, pois Ele é o amor. Ele veio à terra como elo perfeito entre nós e Deus.

Gostaria de trazer uma atenção redobrada aqui sobre a diferença entre servir e bajular. Acredito que muitos acreditam que viver em harmonia ou demonstrar amor é bajular a todos e isso gera um cansaço enorme e não nos leva a lugar nenhum. Em Provérbios 29:5, lemos que o homem que bajula o seu próximo está apenas construindo uma armadilha para si mesmo. O bajular se dá pelo muito falar enquanto que o servir se dá pelo fazer.

As pessoas possuem diferentes linguagens de amor como palavras de afirmação, qualidade de tempo, presentear, gestos de serviço e toque físico. Eu acredito que cada um de nós possui um pouco de cada uma das 5 linguagens. Talvez alguém que esteja lendo este texto e se identifique mais com palavras de afirmação, esteja pensando haver algo de errado nisso e não há, desde que o elogio seja sincero e não buscando seus próprios interesses.

Então, para encerrar o tópico amor, quero que você pense um pouco se é um bajulador ou se tem verdadeiramente servido as pessoas com amor sincero, assim como nosso mestre Jesus. De hoje em diante escolha amar com honestidade e verdade. O amor transforma qualquer ambiente e relação, sendo o elo perfeito!

Deus te abençoe!