Há uma diferença importante entre condenação (culpa) e a verdadeira convicção da parte de Deus.
A condenação se manifesta como um fardo pesado que exige que paguemos pelos nossos erros e falhas e nos empurra para baixo. Já a convicção é uma obra do Espírito Santo, que nos mostra que pecamos e nos convida a confessar os nossos pecados a fim de recebermos o perdão e a ajuda de Deus para melhorarmos nosso comportamento no futuro. A condenação torna o problema pior; a convicção destina-se a nos levantar e levar para fora dele.
Se você sente convicção, simplesmente agradeça a Deus por falar com você, confesse o seu pecado a Ele e afaste-se desse pecado. Então receba o perdão de Deus e esqueça o assunto! Deus perdoa e esquece, e se você quer experimentar a alegria da redenção que Deus quer que todos nós experimentemos, precisará deixar isso para trás também.
Oração de Gratidão
Obrigado, Pai, porque não há condenação em Cristo Jesus. Quando Tu me trouxeres convicção de pecado, ajuda-me a trazê-lo a Ti em arrependimento sem me sentir oprimido pela culpa e pela condenação. Tu me perdoaste, de modo que hoje decido também perdoar a mim mesmo.