Para quem tem uma vida corrida ou para quem gosta de ter tudo organizado em sua rotina, congelar alimentos e marmitas pode ajudar muito no dia a dia. Contudo, nem todas as comidas podem ou devem ir para o freezer, isso porque podem perder seu sabor e textura originais.

Pensando nisso, separamos uma lista com alguns alimentos que não aconselhamos colocar no congelador. Confira:

Ovo

Ao ser congelado, a clara e a gema que estão na parte de dentro do ovo acabam se expandindo, esse fenômeno faz com que a casca rache, deixando o alimento mais suscetível a entrada de bactérias. O ovo já é um alimento sensível, então, vale ter o máximo de cuidado possível.

Frutas e vegetais com muita água em sua composição

Foto: ASMR / iStock

Frutas e vegetais que possuem muita água em sua composição como melancia e pepino, podem ficar com textura estranha ao serem descongelados. Por isso, é aconselhado congelá-los apenas se forem batidos no liquidificador ou no processador logo ao saírem do freezer.

Café

Não é ideal congelar café, tanto em grão quanto em pó, isso porque esse ingrediente fica seco ao ser colocado em baixas temperaturas. Para preservar de forma correta o café, o ideal é armazená-lo em um pote bem fechado, fresco, longe da luz e da umidade. 

Carne já descongelada

Não é aconselhado descongelar a carne e depois congelá-la de novo, o ato é até mesmo perigoso. Isso porque, quando descongelada na temperatura ambiente ela pode desenvolver microorganismo que apenas o calor pode destruir. Ao ser congelada novamente, ela pode manter esses microrganismos indesejados, que não fazem bem para o consumo humano. 

Enlatados

Foto: SarapulSar38 / iStock

As comidas enlatadas foram criadas com o intuito de durarem muito tempo nas dispensas, em temperatura ambiente. Por isso, não há necessidade de congelá-las. 

Caso sobre uma parte do produto que não foi consumido, o indicado é colocar em um pote dentro da geladeira ou congelador. 

Pratos que já foram descongelados

Se você já congelou, descongelou e aqueceu o prato, não repita esse processo novamente, ele pode perder sua textura e sabor originais e ficar com uma consistência estranha. 

Derivados do leite

Foto: fcafotodigital / iStock

Iogurtes e queijos, por exemplo, não ficam em um estado muito bom ao serem levados ao congelador, isso porque, podem talhar ao atingirem baixas temperaturas, fazendo com que a textura e o gosto mude.

Massa que já foi cozida

Ao congelar uma massa já cozida, a água que foi para dentro dessa massa vira gelo. Assim, no momento em que ela for descongelada, vai ficar mole, muito líquida e com uma consistência nada parecida com a original, estragando toda a experiência de comer uma boa massa.

Molhos feitos com farinha ou amido de milho

Congelar alguns tipos de molho, como molho de tomate, pode ser uma ótima ideia. Porém, molhos feitos com amido de milho ou farinha podem rachar ao serem congelados e, então, adquirem uma consistência estranha, muito diferente da original.

Sorvete derretido

Foto: FotoCuisinette / iStock

Todo mundo já congelou um sorvete que ficou horas na mesa descongelando. Apesar de virar sorvete de novo, ele acaba ficando com uma consistência estranha e, se tiver mais de um sabor, os sabores podem se misturar e perder completamente o gosto original.