Optar por comprar alimentos sazonais tem um benefício triplo: para a saúde, para o bolso e para o meio ambiente. Além das frutas ficarem mais baratas no seu período de safra, também são mais frescas, saborosas, nutritivas e a sua produção favorece o meio ambiente.
Como explica a nutricionista e gastrônoma Laura Franco, os alimentos da estação ficam mais baratos porque sua produção requer menos interferências humanas e químicas, impactando no valor final. Assim, como não são usados tantos fertilizantes e produtos químicos para aumentar sua durabilidade, as frutas, legumes e verduras dessas safras são mais gostosos.
“Como algumas frutas se adaptam melhor a determinadas épocas do ano, é natural que elas se desenvolvam e captem mais nutrientes do solo em que estão crescendo”, acrescenta Laura. “Por esse motivo, podem apresentar valor nutricional maior do que quando consumidas fora de época”.
Ela ressalta também que, além das vantagens tanto à saúde quanto à carteira do consumidor, adaptar a alimentação ao que está sendo produzido nas estações ajuda o meio ambiente, já que garante a sustentabilidade da produção a partir do consumo consciente, “tornando-a mais segura para o planeta”.
Pensando nisso, a nutricionista selecionou as frutas do mês de outubro e seus principais benefícios à saúde. Que tal pensar em incluí-las na sua alimentação? Confira!
Acerola, laranja-pera e lima e tangerina
Entre as frutas sazonais em alta no mês de outubro, estão a acerola, a laranja-pera e lima e a tangerina. Segundo destaca a nutricionista, as frutas são ricas em Vitamina C, o que as dá propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Jabuticaba
Outra fruta dessa estação é a jabuticaba, rica em compostos fenólicos, principalmente antocianinas e flavonoides. Essas substâncias vêm sendo associadas à diminuição da incidência de doenças cardiovasculares, câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis.
Bananas nanica e prata
Como aponta Laura, as duas bananas, que fazem parte das frutas da estação agora em outubro, são ricas em potássio, um micronutriente essencial para o bom funcionamento de todas as células. O potássio também é responsável por auxiliar diretamente na contração muscular.
Maçã
Rica em fibras, a maçã é uma fruta que conta com pectina, um tipo de fibra solúvel que tem sido associada à “redução dos níveis do colesterol ruim”, de acordo com a nutricionista. Consumi-la principalmente nesse período ajuda sua saúde e a deixa ainda mais saborosa.
Mamão e manga
Por fim, Laura explica que frutas como o mamão e a manga são ricos em betacaroteno, poderoso antioxidante precursor da Vitamina A. Trata-se de “um grande aliado da saúde dos olhos e do bronzeado natural, uma vez que atua diretamente na produção de melanina”.