Neste domingo (28), a Austrália, Dinamarca e Holanda confirmaram novos casos da variante Ômicron, uma nova cepa do coronavírus que foi identificada em quatro continentes: Ásia, Europa, Oceania e África.
Mais de dez países já confirmaram casos de Covid-19 causados pela nova variante, outros suspeitos seguem em análise.
No último domingo o governo holandês anunciou que 13 casos de Covid-19com a Ômicron no país foram confirmados. Todos os casos são de passageiros de dois voos que vieram da África do Sul e chegaram em Amsterdã na sexta-feira (26). Dos 600 passageiros testados 61 testaram positivos para a nova variante do coronavírus.
O ministro de Saúde da Holanda, Hugo de Jonge, disse que é bem provável que mais casos apareçam na Holanda “Isso pode ser a ponta do iceberg”.
A nova variante
No mesmo dia, autoridades da Austrália e Dinamarca confirmaram a identificação de dois casos de Ômicron cada. Os quatro casos foram de pessoas que chegaram do sul da África.
Até o momento, os países que detectaram a nova variante foram a África do Sul, Reino, Alemanha, Itália, Holanda, Dinamarca, Bélgica, Botsuana, Israel, Austrália e Hong Kong. A Áustria analisa um caso suspeito e o ministro da França admite que a cepa já deve estar no país.
O Brasil, Estados Unidos, Canadá, países da União Europeia, Austrália, Japão, Coreia do Sul, Indonésia, Arábia Saudita e Tailândia colocaram restrições às viagens vinda da África do Sul, região onde possivelmente se originou o Ômicron.
Há suspeita de que a variante é muito mais contagiosa do que as outras cepas, no entanto, ainda não há mais informações sobre os sintomas em comparação com as demais segundo a AE.