Para quem levantou cedo nesta quarta-feira (5/7), o dia amanheceu bem frio no Distrito Federal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros registraram 11°C nesta manhã de quarta-feira (5/7). No entanto, os ventos de velocidade fraca a moderada podem fazer com que a sensação térmica seja ainda menor. A previsão é de que as temperaturas mínimas caiam ainda mais nesta quinta-feira (6/7).

Ao longo do dia, a previsão é de que as temperaturas subam, com uma tarde de umidade baixa. O meteorologista do Inmet Heráclio Alves destaca que não há previsão de chuvas para a capital, que amanheceu com sol e poucas nuvens. “No decorrer do período, a temperatura se eleva e pode chegar na casa dos 26°C”, pontua.

Além do frio pela manhã, o DF registrou umidade máxima de 80% no período. “Entre hoje e quinta-feira, podemos ter temperaturas e umidades mais baixas”, comenta o especialista, destacando que a mínima pode chegar a 10°C.

De acordo com o Inmet, nos horários mais quentes do dia, a umidade cai e pode chegar a 25%. A mesma média foi registrada na terça-feira (4/7) no Gama e pode se repetir hoje. Ontem, os demais brasilienses tiveram lidar com um dia seco de umidade mínima abaixo de 30% — tendência que deve continuar. 

O motivo para os níveis baixos nos termômetros de temperatura e umidade é explicado pela atuação de uma massa de ar seca, comum no inverno. “Persiste nesta área do país, mantendo essa pouca nebulosidade, umidade baixa à tarde e temperaturas baixas pela manhã”, explica Heráclito. Já ao longo do dia, a temperatura se eleva devido a baixa nebulosidade.