Prepare o guarda-chuva, pois o período chuvoso chegou de vez em novembro. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuva previsto para este mês é de 253,1 mm; em outubro, foi de 141,5 mm. Dessa forma, são esperadas tempestades, trovoadas, rajadas de ventos e chance de queda de granizo, como ocorreu no fim da tarde de terça-feira (31/10).

Nesta quarta (1º/11), o dia amanheceu com pouca nebulosidade, porém com o aquecimento gradual, o tempo tende a fechar no fim da tarde e começo da noite, ocasionando chuva e queda de temperaturas. Para o feriado de Finados (2), a previsão se mantém, com possibilidade de tempestades mais intensas, conforme alertou Deise Moraes, meteorologista do Inmet.

No DF, a temperatura mínima foi de 17ºC, na Estação Meteorológica de Águas Emendadas, em Planaltina, e a máxima pode chegar a 32ºC. Já a umidade fica em torno dos 40% e 100%. No Plano Piloto, a temperatura mínima ficou em 18,3ºC e pode bater os 30ºC. A umidade máxima registrada será de 100% e mínima pode chegar aos 45%.

Atenção às tempestades

  • Dentro de casa

Não utilize equipamentos elétricos;

Evite tomar banho durante a tempestade;

Não utilize o telefone caso esteja conectado à rede elétrica;

Evite a proximidade e o contato com materiais condutores de energia;

Mantenha-se sempre calçado;

Antes da tempestade desligue todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;

  • Na rua

Em caso de tempestade com raios, procure abrigo;

Não se exponha à chuva;

Não se abrigue embaixo de árvores;

Evite a rua e andar, principalmente, embaixo da rede elétrica;

O interior do carro é um local isolado e seguro;

Fonte: Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF)