Apesar do céu mais aberto na manhã desta quarta-feira (28/12), os brasilienses não podem esquecer o guarda-chuvas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há chances de chover no período da tarde no Distrito Federal. As temperaturas se elevam no decorrer do dia e a máxima deve chegar a 29°C.

O meteorologista do Inmet Heráclio Alves destaca que, pela manhã, o sol aparece entre muitas nuvens e há poucas chances de chuvas. “Como o céu está um pouco mais aberto, as temperaturas aumentam à tarde e a nebulosidade tende a se intensificar”, pontua.

Com isso, há mais possibilidade de ocorrência de chuva na capital. “Mesmo que de forma isolada, ela não está descartada para o fim da tarde”, avalia Heráclio. No DF, a mínima registrada foi de 18°C. A umidade relativa do ar vai variar entre 95%, na parte da manhã, e 45%, à tarde.

Acima da média

As chuvas para dezembro já superaram a média aguardada para o mês em praticamente todas as estações meteorológicas da capital, que é de 241,1 mm. “Só na região de Águas Emendadas que não ultrapassou ainda, mas está bem próximo já”, ressalta o meteorologista, indicando que o registro no local é de 221,8 mm.

O maior acumulado até então foi na região de Brazlândia com 454,4mm. O valor está 88,4% acima da média esperada para dezembro. Em seguida, está a estação do Plano Piloto que já registrou o acumulado de 312 mm. No Paranoá, o nível indicado é de 306mm e no Gama, 297,2mm.