Criado para homenagear as pessoas que trabalham nas zonas rurais, o Dia Nacional do Trabalhador Rural é celebrado nesta quinta-feira (25), uma data de orgulho para quem se dedica ao campo.
Juscelino Teles de Lima, mais conhecido como Zequinha da Horta, tem 64 anos e saiu da Bahia em busca de melhores condições em Brasília. O sonho de um futuro promissor se concretiza a cada dia graças ao apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), que presta assistência a Zequinha há mais de 15 anos.
“Eu amo Brasília. Aqui não falta nada. Quando preciso da Emater, basta ligar ou então ir lá e eles vêm aqui me ajudar. Já precisei de financiamento uma vez e a Emater fez tudo pra mim”, defendeu.
Hoje, o produtor rural conta com uma área de plantação de hortaliças de três hectares, no Gama, que garante o sustento dele e de sua família. Alface, couve, agrião, pimenta, salsinha, chicória, banana são alguns dos itens plantados, colhidos e entregues diretamente ao consumidor final.
A plantação de Zequinha garante em torno de 500 maços de hortaliças por dia. Só de pimenta, são colhidas 2 toneladas por ano. As vendas ocorrem na Ceasa do DF, na Feira do Pedregal e para empresas privadas.
Assistência
O objetivo da Emater é promover o desenvolvimento rural sustentável e a segurança alimentar em benefício da sociedade do DF e do Entorno. A empresa atende mais de 15 mil produtores rurais. De acordo com o gerente do escritório da Emater no Gama, Kleiton Rodrigues Aquiles, a assistência ao pequeno e grande produtor rural é gratuita.
“Basta procurar o escritório local da Emater e fazer o cadastro”, explicou. “Há aproximadamente dois mil produtores cadastrados nas áreas do Gama, Santa Maria e Recanto das Emas. Somente no ano passado foram mais de mil atendimentos às propriedades desta região e estamos buscando ampliar esse número”, detalhou.