Secretaria de Saúde já confirmou mais de 60 casos da diarreia aguda. Surto já atinge cerca de 15 municípios goianos
Goiânia – O surto de diarreia aguda que atinge o estado de Goiás chegou à capital goiana. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), foram registrados mais de 60 casos da doença em três escolas.
De acordo com informações do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da SES-GO, as amostras estão em processo de análise, porém, ainda não foi possível identificar a causa da doença.
A coordenadora do órgão, Grécia Pessoni, destacou que os surtos em Goiânia são em uma escola privada de ensino infantil, pública de ensino infantil e uma pública para jovens e adolescentes. “Elas não têm relação uma com a outra e são monitoradas”, disse ao G1.
Além da coordenadora, a superintendente em Vigilância de Saúde, Flúvia Amorim, destacou a importância da colaboração dos pais e responsáveis. “Criança doente não deve ir para creche ou escola, procure um médico”, disse.
Surto de diarreia
O surto de diarreia aguda já atinge 16 municípios goianos, que são monitorados pela SES-GO.
Inicialmente, a SES informou que 12 cidades estavam em surto. Porém, na terça-feira (20/8), o número foi atualizado e a pasta acrescentou mais quatro cidades à lista. Até então, haviam sido notificados 3.041 casos. A principal suspeita é de contaminação da água e por rotavírus.
“Nas investigações que fizemos nós identificamos, nas amostras das pessoas doentes e de água, vírus e bactérias. Em alguns casos foram encontrados rotavírus, que é comum nessa época do ano, bactérias da água, então podem estar acontecendo os dois tipos de contaminação”, disse Flúvia.
Segundo a SES, os casos começaram a ser registrados em junho de 2024 em Campos Belos, Cavalcante e Monte Alegre de Goiás. Campos Belos continua tendo o maior número de casos, mas, de acordo com a pasta, a cidade já começou a apresentar queda de 30,4% nas notificações.
Veja a lista dos municípios com registro de surto de diarreia aguda:
- Campos Belos
- Cavalcante
- Monte Alegre de Goiás
- São Miguel do Araguaia
- Nova Crixás
- Aruanã
- Britânia
- Cachoeira Alta
- Goiatuba
- Caturaí
- Caldas Novas
- Porangatu
- Goiânia
- Inhumas
- Trindade
- Firminópolis
Fonte: www.metropoles.com