Quando o Senhor chamou Moisés ele imediatamente pensou em cinco motivos para dizer não e nós por vezes também levantamos esses mesmos pontos como razão para desistir que estão descritos em Êxodo de 3 à 4.
1. “Quem sou eu?”
Moisés pensou que Deus havia escolhido a pessoa errada, pois não se sentia capaz de realizar aquilo que lhe foi pedido. Era muita responsabilidade! Você já se sentiu assim? Já pensou em desistir de algo por pensar que não era capaz? Então aqui está a resposta de Deus para esse pensamento: “Eu serei contigo” (Êxodo 3.11). Não importa quem você é, Ele o escolheu e estará com você.
2. “Quem é você?”
Moisés percebeu que não conhecia Deus o suficiente para apresentá-lo ao povo, afinal Deus é tão grande, tremendo e magnífico. Como descrevê-lo? Pensamentos assim demonstram humildade, mas não podem servir de desculpa para recusarmos o chamado de Deus para servi-lo e espalhar a sua verdade. Resposta de Deus para esse pensamento: “Eu Sou o Que Sou” (Êxodo 3.14). Nosso Senhor sempre foi e sempre será com os que o servem.
3. “Eles não vão acreditar em mim”
Moisés ficou com medo da reação do povo, se acreditariam nele ou o aprovariam. Quantas vezes nos preocupamos mais com a aprovação do próximo do que com obedecer e agradar ao Senhor. Resposta de Deus para esse pensamento: “E acontecerá que, se eles não te crerem, nem ouvirem a voz do primeiro sinal, crerão à voz do derradeiro sinal” (Êxodo 4.8). Você será apenas um instrumento, Deus é quem provará quem és.
4. “Eu não falo bem, não sou um bom orador”
Moisés achava depender de suas próprias qualidades para impressionar o povo. Nós não podemos nos deixar enganar: se Deus nos chamou Ele nos capacitará por meio de seu Santo Espírito. Precisamos apenas nos dispor a servir com esmero. Resposta de Deus para esse pensamento: “Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar” (Êxodo 4:12). Foi Deus quem fez a sua boca e se Ele está te enviando, te capacitará.
5. “Seria melhor o Senhor escolher outra pessoa”
Moisés sentiu medo e o peso da responsabilidade, por isso quis esquivar-se de seu chamado, sugerindo que Deus escolhesse outra pessoa. Contudo, o Senhor tem um chamado diferente para cada um, por tanto, aceite o chamado lhe entregue e sirva a Deus com alegria, dando o seu melhor. Resposta de Deus para esse pensamento: “Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: “Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração” (Êxodo 4:14). Deus te escolheu para essa tarefa, ele pode enviar uma pessoa para auxiliar, mas esta responsabilidade é sua.
Deus te abençoe!