Mas calma! Não vá embora ainda. Porque se você namora ou é casado, pode enviar este blogpost para alguém. Claro que eu não tenho um casamento perfeito. Afinal, como um relacionamento poderia ser, se é formado por duas pessoas imperfeitas. Mas se alguém me pedisse conselhos em relação a esse assunto, eu passaria alguns que estão listados abaixo. Confesso que numa conversa um a um com um amigo ou amiga, talvez eu não poderia ser tão direta e reta como fui nesse texto. rs
#1 Antes de procurar um namorado(a), procure ter um relacionamento com Deus
Somente Deus pode te completar, te curar e dar sentido para sua vida. Afinal, quem melhor do que o seu Criador para revelar os propósitos pelos quais você veio ao mundo? Ele sabe tudo aquilo de precioso que foi depositado em sua vida (habilidades, dons, talentos, características, sensibilidade para assuntos/coisas específicas) porque foi Ele que colocou tudo isso em você. E Ele sabe o porquê de você ser exatamente assim.
E se você acha que não tem valor nem qualidades, você está muito enganado(a)! Você foi feito(a) à imagem de Deus (Gn 1.27) e tudo o que Ele faz é bom (Gn. 1.31). Você é filho(a) amado(a) do Senhor (1 Jo 3.1) e foi comprado por um alto preço (1 Co 6:20). Sobre dons e talentos, todos nós recebemos sim de acordo com a graça para edificação da igreja e do Reino (Rm 12:6-8). Leia essas passagens e busque de verdade ter um relacionamento profundo com o Pai. Só o Espírito Santo pode confirmar tudo isso em seu coração e revelar a verdade de Deus para você.
Então, buscar antes de tudo um relacionamento com Deus é o que de fato te satisfará. Não se iluda: um namorado(a), marido ou esposa jamais será capaz de te satisfazer completamente. Ninguém finito e imperfeito conseguirá. Somente Aquele que é Eterno e Perfeito. Outro ponto sobre essa dica é que, se você tem uma vida de intimidade com o Senhor muito provavelmente chamará a atenção de alguém que também se importa com isso.
#2 Saiba de verdade quem você é!
Essa segunda dica é consequência da primeira. Se você tem um relacionamento com Deus, descobrirá nele sua verdadeira identidade e propósitos. E dessa forma, um namorado, namorada ou futuro cônjuge jamais poderá te depreciar ou mudar quem você realmente é. Pelo contrário, você saberá quando a pessoa reconhece e honra aquilo que Deus está fazendo em sua vida. Saberá também perceber se a pessoa te impulsiona a viver o teu propósito e chamado ou se te impede de viver a vontade do Pai para você.
Outro ponto importante: quando você é seguro(a) e bem resolvido(a), você se torna alguém que impulsionará o seu parceiro(a) a viver a vontade de Deus e não tornará tóxico o relacionamento. Quando temos carências e inseguranças que precisam ser saradas por Deus, podemos nos tornar pessoas egoístas, ciumentas, dependentes demais, controladoras, etc
Claro que todo mundo sempre tem pontos a serem melhorados e questões que precisam de cura. E é justamente por isso que antes de tudo precisamos estar aos pés do Senhor. Porque somente Ele pode ir nos ajudando e nos fazendo crescer.
#3 Existem sim preços a serem pagos
Todo relacionamento exige doação de alguma forma. Muitas vezes no relacionamento amoroso podemos focar somente naquilo que a outra pessoa pode nos doar, até mesmo sem perceber, e esquecemos que também estamos comprometidos com aquela relação.
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. – 1 Coríntios 13:4-5
Além de observar a pessoa que está com você, observe se você tem ou não colocado seus interesses acima de tudo no relacionamento ou se você tem agido conforme a Palavra de Deus espera.
Outro ponto que acredito valer a pena comentar é que, pelo menos na minha geração, sempre percebi meus amigos e amigas muito focados em suas ambições de carreira e profissão. Para dar certo uma relação, os dois precisariam estar no mesmo momento de vida, de forma que o objetivo de nenhum fosse prejudicado. Claro que você é uma pessoa com sonhos e com propósitos que Deus deu unicamente a você, mas num relacionamento em determinados momentos um terá que abrir mão de algo, talvez atrasar um pouco algum projeto para que as coisas funcionem e para que possam construir uma vida juntos. Dependendo do momento será a sua vez de ceder. Por isso, é importante também estar com alguém que reconhece os planos de Deus para a sua vida para que a pessoa saiba quando é a hora dela abrir mão de algo para te apoiar.
#4 Olhe para a verdadeira beleza
Claro que a atração física é importante sim numa vida a dois. Mas não deixe que a beleza física de alguém te impeça de olhar para o interior e para qualidades que farão a diferença a longo prazo.
A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada. – Provérbios 31:30
Se você é alguém que busca viver a vontade de Deus, não se esqueça de olhar para quem valoriza as mesmas coisas que você e compreende o seu chamado. Não esqueça de olhar se aquela pessoa te ajudará a crescer como ser humano e te impulsionará a viver mais perto do Senhor. Nós nos tornamos eternos a partir do momento que recebemos a Cristo e como diz o verso de Provérbios a formosura é passageira. Portanto não será suficiente para saciar alguém cujos valores dizem respeito à eternidade.
Para concluir….
Tenho aqui uma dica importante! Estamos lançando um novo aplicativo de relacionamentos cristãos: o Christian Circle. Queremos usar a tecnologia para conectar pessoas que sonham em construir um casamento e uma família na presença de Deus. Ainda estamos em fase beta. Por isso os usuários estão começando a se cadastrar e o seu feedback é muito importante. Quem sabe agora você não encontra A PESSOA…