Tantas vezes colocamos a responsabilidade por um ano melhor em fatores externos como: a economia precisa melhorar, a pandemia precisa acabar, precisam me dar uma promoção no trabalho. Mas a verdade é que ter um ano diferente e melhor só depende de nós. Da nossa constância e perseverança em nosso relacionamento com Deus.
Com ELE até as mais difíceis situações da vida cooperam para o nosso bem. Com Ele entendemos quando precisamos mudar de direção. Com Ele somos cada vez mais aperfeiçoados e transformados. Somente Ele pode operar milagres. Por isso, o segredo de um 2022 bem sucedido está no quanto vamos priorizar nossa vida com Deus.
Para te ajudar nisso, nossa equipe desenvolveu uma ferramenta chamada Academia JFA com “treinos” diários para sua rotina devocional e tempo de qualidade com o Senhor. Vamos falar sobre isso ao final do texto.
Constância para fazer a diferença
Em qualquer projeto do qual você participar, você poderá ver muitas pessoas chegando com muitos sonhos e expectativas altas, super empolgadas, porém rapidamente desistindo e abandonando o barco. Sonhos, objetivos e propósitos sem pagar o preço da constância dificilmente irão se concretizar.
Na Palavra de Deus podemos ver que pessoas relevantes foram capazes de perseverar. Daniel na Babilônia foi chamado pelo rei Dario para ser um dos 3 administradores que supervisionariam as províncias do reino, algo grande e provavelmente almejado por muitos. Nessa época Daniel tinha entre 80 e 85 anos e havia levado uma vida exemplar na Babilônia. A Bíblia descreve que ele era “leal, sempre responsável e digno de confiança” (Dn. 6:4). Construir uma reputação como essa requer trabalho e consistência. Na vida com Deus ele também possuía disciplina exemplar: “orava três vezes por dia e dava graças a Deus”.
O apóstolo Paulo, quando sabia que estava chegando ao fim de sua vida, escreveu na carta à Timóteo: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” (2 Tm. 4:7). Um ministério que deixou um legado tão forte para a Igreja de Cristo exigiu resistência, sacrifício e permanência. Afinal, não é possível concluir uma corrida sem o esforço de se preparar e percorrer todo o circuito.
Você pode contar com o Encorajador
E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Encorajador, que nunca os deixará. – João 14:16
Sabemos que ser constante não é fácil. Contudo, se você é um seguidor de Jesus, você é privilegiado! Qualquer um que escolha seguir a Cristo recebe o Espírito Santo para o animar, instruir e fortalecer. Jesus reivindicou junto ao Pai Aquele que é o Encorajador, Ajudador e Consolador para estar conosco para sempre. Você nunca está sozinho(a) em sua caminhada em direção ao propósito e chamado de Deus para a sua vida.
O primeiro passo para mudar o seu próximo ano é fazer um convite ao Espírito Santo para ser seu amigo e estar presente em todos os dias e em todos os momentos de sua vida. Recentemente tenho aprendido tanto sobre o Espírito Santo. Busque compreender quem Ele é, busque se relacionar com Ele. Peça pela ajuda d’Ele.
Quando pensar em desistir ou ao longo do próximo ano estiver difícil manter a constância, lembre-se de voltar-se ao Espírito Santo de Deus. Ele é aquele que intercede por nós e nos ajuda. Que nos traz à memória a verdade da Palavra de Deus e que revela a nós a vontade do Pai. Ele te ajudará a terminar a corrida.