A obra do túnel está com mais de 70% das paredes diafragma (indicadas para áreas de fácil escavação e fundações profundas) concluídas| Foto: Divulgação Secretaria de Obras
Para diminuir o impacto na região, os desvios serão feitos em duas etapas. A primeira alcançará os motoristas que trafegam pela Avenida Comercial. A segunda será focada na Avenida Samdu. A previsão é que os dois atalhos estejam em funcionamento até o fim de maio. Esse prazo pode ser encurtado ou estendido, dependendo do andamento da obra.
O primeiro descaminho entra em funcionamento nesta sexta-feira, 30 de abril, a partir das 21h, e vai afetar diretamente os motoristas que desejam seguir para a Comercial Sul. Os veículos, agora, terão que passar pela Avenida das Palmeiras e acessar a via entre o viaduto do Centro e o comércio da C1, onde fica a agência dos Correios.
Logo depois, os motoristas deverão cruzar a parte de cima do viaduto por um novo trecho de pista construído. Assim, o lado sul da cidade será acessado pela avenida paralela ao centro.
Confira no vídeo abaixo as alternativas de acesso à região central de Taguatinga:
O segundo desvio, previsto para entrar em funcionamento na última semana de maio, vai impactar os veículos que trafegam pela Avenida Samdu. Após a interdição do viaduto, aqueles que querem seguir para a Avenida Elmo Serejo deverão passar pela via marginal do centro e pelo novo acesso construído.
”A previsão é que o cruzamento seja novamente liberado em 180 dias. Solicitamos compreensão e cooperação de todos para concluirmos de forma positiva mais esta etapa”,Luciano Carvalho, secretário de obras do Distrito Federal
Já quem faz o sentido contrário, para a EPTG, passará por um desvio e seguirá pela pista de acesso à Avenida das Palmeiras. Para atravessar da Samdu Sul para a Samdu Norte, será preciso passar pela pista ao lado da Feira dos Importados, cruzar a Elmo Serejo, e seguir pela alça do viaduto.
“Chegamos em um ponto crucial da obra. Com mais de 70% das paredes diafragma [indicadas para áreas de fácil escavação e fundações profundas] do túnel concluídas, vamos finalizar o trecho restante que está localizado exatamente embaixo do cruzamento da Avenida Comercial com a Central. A previsão é que o cruzamento seja novamente liberado em 180 dias. Solicitamos compreensão e cooperação de todos para concluirmos de forma positiva mais esta etapa”, explica Luciano Carvalho, secretário de obras do Distrito Federal.
Quanto ao viaduto da Samdu, o secretário reforça que a interdição necessita ser feita em função do rebaixamento de 2 metros na altura da obra de arte especial. Ainda não há previsão de quando a via será liberada novamente para o trânsito de veículos.
“É importante que a população se atente à ampla divulgação de como funcionará o fluxo de veículos na região. São medidas paliativas, mas que trarão mudanças significativas no futuro. Assim que os desvios começarem a funcionar, estaremos avaliando, caso seja necessária qualquer alteração”, esclarece Ricardo Terenzi, subsecretário de acompanhamento e fiscalização de obras do DF. Terenzi reforça que os desvios em funcionamento no momento irão continuar normalmente.
Para diminuir o impacto na região, os desvios serão feitos em duas etapas. A primeira alcançará os motoristas que trafegam pela Avenida Comercial. A segunda será focada na Avenida Samdu. A previsão é que os dois atalhos estejam em funcionamento até o fim de maio. Esse prazo pode ser encurtado ou estendido, dependendo do andamento da obra.
O primeiro descaminho entra em funcionamento nesta sexta-feira, 30 de abril, a partir das 21h, e vai afetar diretamente os motoristas que desejam seguir para a Comercial Sul. Os veículos, agora, terão que passar pela Avenida das Palmeiras e acessar a via entre o viaduto do Centro e o comércio da C1, onde fica a agência dos Correios.
Logo depois, os motoristas deverão cruzar a parte de cima do viaduto por um novo trecho de pista construído. Assim, o lado sul da cidade será acessado pela avenida paralela ao centro.
Confira no vídeo abaixo as alternativas de acesso à região central de Taguatinga:
O segundo desvio, previsto para entrar em funcionamento na última semana de maio, vai impactar os veículos que trafegam pela Avenida Samdu. Após a interdição do viaduto, aqueles que querem seguir para a Avenida Elmo Serejo deverão passar pela via marginal do centro e pelo novo acesso construído.
”A previsão é que o cruzamento seja novamente liberado em 180 dias. Solicitamos compreensão e cooperação de todos para concluirmos de forma positiva mais esta etapa”,Luciano Carvalho, secretário de obras do Distrito Federal
Já quem faz o sentido contrário, para a EPTG, passará por um desvio e seguirá pela pista de acesso à Avenida das Palmeiras. Para atravessar da Samdu Sul para a Samdu Norte, será preciso passar pela pista ao lado da Feira dos Importados, cruzar a Elmo Serejo, e seguir pela alça do viaduto.
“Chegamos em um ponto crucial da obra. Com mais de 70% das paredes diafragma [indicadas para áreas de fácil escavação e fundações profundas] do túnel concluídas, vamos finalizar o trecho restante que está localizado exatamente embaixo do cruzamento da Avenida Comercial com a Central. A previsão é que o cruzamento seja novamente liberado em 180 dias. Solicitamos compreensão e cooperação de todos para concluirmos de forma positiva mais esta etapa”, explica Luciano Carvalho, secretário de obras do Distrito Federal.
Quanto ao viaduto da Samdu, o secretário reforça que a interdição necessita ser feita em função do rebaixamento de 2 metros na altura da obra de arte especial. Ainda não há previsão de quando a via será liberada novamente para o trânsito de veículos.
“É importante que a população se atente à ampla divulgação de como funcionará o fluxo de veículos na região. São medidas paliativas, mas que trarão mudanças significativas no futuro. Assim que os desvios começarem a funcionar, estaremos avaliando, caso seja necessária qualquer alteração”, esclarece Ricardo Terenzi, subsecretário de acompanhamento e fiscalização de obras do DF. Terenzi reforça que os desvios em funcionamento no momento irão continuar normalmente.