Os eleitores que desejam utilizar o e-Título (título de eleitor virtual) para votar no primeiro turno das Eleições 2022 devem ficar atentos, pois o prazo para baixar o aplicativo e emitir o título vai somente até sábado (1).
Quem já baixou o app, mas ainda não fez a emissão do título também só poderá fazer isso depois dos dias de votação. Isso porque no dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das Eleições 2022, a emissão do e-Título estará suspensa, voltando a ser liberada a partir do dia 3. Em caso de segundo turno, a regra é a mesma: só será possível tirar a via digital do título até a véspera, ou seja, 29 de outubro.
A orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é para que os eleitores baixem e atualizem o e-Título o quanto antes, a fim de evitar que uma grande quantidade de acessos simultâneos sobrecarregue o sistema, fazendo com que o aplicativo não funcione direito.Leia também: Eleições 2022 em Mogi das Cruzes: local de votação no Rodeio é alterado para a Vila Suissa
O aplicativo pode ser usado no dia do pleito para consultar o local de votação (zona e seção eleitoral) e justificar a ausência à eleição, entre outros serviços. Ele substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação, desde que atualizado e com foto.
O e-Título também possibilita a apresentação de justificativa eleitoral e oferece uma série de serviços e informações, como a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais; o acesso e a emissão de guia para o pagamento de multas; a consulta ao local de votação; e a inscrição como mesário voluntário, entre outros.Leia também: Eleições 2022 no Alto Tietê: veja como se preparar para votar no próximo domingo
Como baixar o título de eleitor virtual
O e-Título pode ser baixado no celular ou tablet. O aplicativo funciona nos sistemas Android e iOS e o download deve ser feito na App Store ou na Google Play.