Lançado em 2018, o e-Título é o aplicativo da Justiça Eleitoral que substitui o tradicional título de eleitor impresso no dia das eleições. O instrumento, que pode ser baixado em qualquer plataforma para uso no celular ou no tablet, oferece facilidades e permite o acesso rápido a informações eleitorais, como detalha Bruno Andrade, da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, a Abradep.

“O nosso principal aplicativo atualmente é o e-Título. Ele tanto tem as informações do eleitor, como local de votação, seção eleitoral, se ele está quite ou não, quanto uma série de serviços como emissão de certidão de quitação eleitoral, habilitação para ser mesário voluntário, emissão de guia de multa que o eleitor tenha perante a Justiça Eleitoral. ”

Bruno Andrade recomenda ainda que os eleitores baixem o aplicativo e-Título com antecedência.

“Para as eleições, a gente orienta que a população baixe o aplicativo e-Título e emita seu título de eleitor antes do dia da eleição para que, no dia da eleição, você possa utilizar o aplicativo sem qualquer tipo de intercorrência. ”

A Justiça Eleitoral conta ainda com outros cinco aplicativos para auxiliar o eleitor. O Resultados permite que o cidadão acompanhe a apuração das eleições.

Por meio do aplicativo Boletim na Mão, o eleitor pode obter e visualizar uma cópia digital dos boletins de urna.

O Pardal permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais.

Em complemento, o Stickers – ou a coleção de figurinhas da Justiça Eleitoral – reúne personagens de campanhas e ações de conscientização contra a desinformação.

Por fim, o aplicativo Mesário foi desenvolvido para treinar e auxiliar os mesários antes e durante as eleições.

Da Rádio Câmara, de Brasília, Noéli Nobre