A temporada de chuvas que se iniciou no Distrito Federal já é mais rigorosa do que o esperado. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)Águas Emendadas ultrapassou o nível previsto para o mês inteiro, com um acumulado de 260mm. A média prevista é de 253mm. E, segundo o órgão, a climatologia não deve mudar nos próximos dias: tardes e noites chuvosas devem acender o alerta de cuidados neste período de chuvas (veja em ‘cuidados na chuva’).

O meteorologista Heráclio Alves explica que a chuva de terça-feira (9/11) e de quarta-feira (10/11) registrou o maior volume. Seguido de Águas Emendadas, está o Plano Piloto, com 104,1mm; Paranoá, com 53,6mm; Gama, com 41,4mm; e Brazlândia, com 38,8mm. “As chuvas nesse período são associadas à alta umidade, que vem do norte do país e ,somadas com as temperaturas altas, causam tempestades. No DF, tem áreas que podem chover mais, mas, no decorrer do mês, isso deve se equilibrar”, pontua.

Para a quinta-feira (10/11), Heráclio prevê muitas nuvens e pouca chance de chuva durante a manhã. Ao longo da tarde, a previsão muda: “A temperatura estará em elevação e, na mesma medida, a nebulosidade se intensifica e aumenta a chance de pancadas de chuva entre a parte da tarde e início da noite”, diz o meteorologista. Nas primeiras horas do dia, a temperatura mínima registrada foi de 16ºC, e a máxima deve chegar a 32ºC. Já a umidade relativa do ar varia entre 95% e 35%.

Cuidados na chuva

Dentro de casa
Não utilize equipamentos elétricos;
Evite tomar banho durante a tempestade;
Não utilize o telefone caso esteja conectado à rede elétrica;
Evite a proximidade e o contato com materiais condutores de energia;
Mantenha-se sempre calçado;
Antes da tempestade desligue todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas.

Na rua
Em caso de tempestade com raios, procure abrigo;
Não se exponha à chuva;
Não se abrigue embaixo de árvores;
Evite a rua e andar, principalmente, embaixo da rede elétrica;
O interior do carro é um local isolado e seguro.

Fonte: Defesa Civil