A triste ação da Rússia contra a Ucrânia, ordenada por Vladimir Putin, tem levado pessoas a orarem na praça de Khariv, momento que foi registrado nesta quinta-feira (24) por uma equipe de reportagem da CNN.

A cidade fica a apenas 40 quilômetros da fronteira com a Rússia e foi onde algumas explosões ocorreram mais cedo, depois que o ditador russo ordenou a ação militar no país vizinho, horas após ter reconhecido regiões separatistas como independentes da Ucrânia.

O vídeo foi registrado às 7h12 (horário da Ucrânia), mostrando um grupo de seis pessoas se reunindo e orando em um pequeno círculo. Alguns segundos depois, uma sétima pessoa se junta ao grupo para orar pela paz.

Para a correspondente Clarissa Ward, da CNN, que está em Kharkiv, a cena mostra o “desespero deste momento”.

“Um pequeno grupo de pessoas se reuniu na praça principal e estão ajoelhados e orando”, disse ela no vídeo. “Porque agora há realmente uma sensação de não ter ideia do que está por vir, o que está reservado para o povo da Ucrânia nas próximas horas e nos próximos dias. E está muito frio aqui.”

E ver essas pessoas ajoelhadas numa pedra fria em oração é, sinceramente, é muito comovente, Don”, disse Ward ao âncora da CNN, Don Lemon. “E acho que isso mostra o estado dos ucranianos comuns aqui, que não fizeram absolutamente nada para merecer isso, que não têm problemas com a Rússia.”