Ampliação do número de profissionais envolvidos no programa permitiu reforçar o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Desde o início do ano, as equipes de Consultório na Rua da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES) já realizaram cerca de 10 mil atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social. O número reflete uma ampliação dos serviços – em 2021, eram três equipes atuando e, agora, são sete, com cerca de 70 profissionais dedicados à assistência. As equipes ficam concentradas nas unidades básicas de saúde (UBSs) localizadas nas asas Sul e Norte, Núcleo Bandeirante, Taguatinga, Ceilândia, Paranoá e Gama, podendo atuar em outras regiões, conforme a necessidade.
A rotina das equipes envolve identificar pessoas em situação de rua e levar informações e serviços da Atenção Primária à Saúde (APS), como acompanhamento de doenças crônicas, troca de curativos, oferta de medicamentos e, se necessário, encaminhamento às UBSs. As equipes multiprofissionais são formadas por assistente social, enfermeiro, médico, psicólogo, cirurgião dentista, técnico em saúde bucal e técnicos de enfermagem.
“A Secretaria de Saúde busca incessantemente o cuidado integral à população dentro dos seus territórios. E esta busca vem ao encontro da necessidade da população em situação de vulnerabilidade”, afirma a titular da pasta, Lucilene Florêncio.
Para a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Sandra França, as equipes do Consultório na Rua atuam como porta de entrada para a rede de atendimento. Cabe a esses profissionais orientar sobre como cada pessoa em situação de vulnerabilidade pode buscar atendimentos e serviços sociais ofertados pelo Governo do Distrito Federal. A falta de um comprovante de residência, por exemplo, não impede a assistência às pessoas em situação de rua. “Não há qualquer tipo de restrição. O profissional de saúde vai recepcionar e realizar os atendimentos conforme a necessidade do cidadão”, explica Sandra.
“Atendemos pessoas que realmente necessitam de todo o amparo. Para isso, temos todo o suporte”, relata o técnico de enfermagem Gilvan dos Santos, da equipe do Consultório na Rua de Ceilândia. Os servidores do grupo trabalham diariamente de manhã e à tarde. Uma vez por semana, a jornada se estende até as 22h.
Os atendimentos reservados são feitos em um veículo específico do Consultório na Rua. No ano passado, outras duas vans foram adaptadas para apoiar as ações em todo o DF. Todos os automóveis são adaptados como um consultório, sendo possível, a realização de procedimentos como aferição de pressão arterial e vacinação.
Também foram entregues aos servidores kits de uniforme, com camisas, bonés, camisas de proteção solar, bolsas, capas de chuva e coletes. A Política Distrital de Saúde também prevê expandir o número de equipes para doze até 2027.
*Com informações da Secretaria de Saúde