Faculdade Presbiteriana Mackenzie é a primeira instituição de Brasília e utilizar o histórico escolar do ensino médio como critério de seleção de estudantes para ingresso no ensino superior. A modalidade recebeu o nome de Passaporte Mackenzie e foi lançado há um ano em um formato piloto, apenas para os alunos do Colégio Mackenzie, integrante do grupo educacional.

Agora, candidatos de qualquer instituição de ensino, sejam da rede pública ou privada, podem participar. As inscrições estarão disponíveis no período entre 11 de janeiro de 2021 e 16 de abril de 2021 no site faculdademackenziebrasilia.com.br.

Apesar de ainda ser pouco difundido no Brasil, esse tipo de modelo é a principal porta de entrada adotada por faculdades e universidades de vários países do mundo. Segundo o último censo do Guia do Estudante, pelo menos 103 instituições de ensino superior utilizam a análise de histórico escolar como critério de seleção, menos de 5% do total de faculdades e universidades do país.

Segundo o professor Álvaro Domingues, especialista em educação que já presidiu o Conselho de Educação do DF (CEDF) e o Sindicato de Escolas Particulares de Brasília (Sinepe), de uma maneira histórica, as universidades não tinham vagas para atender toda a demanda. “Por isso, o vestibular é o ‘avô’ dos processos seletivos. Foi um modelo que se consolidou e permanece até os dias atuais. Mas, melhorou muito nos últimos anos com a chegada do Programa de Avaliação Seriada (PAS) e do Enem”, afirma.

Fora do Brasil, a Igreja Presbiteriana fundou universidades mundialmente respeitadas, como Harvard, Yale e Princeton

Álvaro explica que, pela lei, as universidades, centros universitários e faculdades têm total autonomia para preparar os seus processos seletivos, desde que haja certos critérios amplamente conhecidos de forma antecipada pelos participantes. “Entre eles, estão questões como a ampla divulgação para a comunidade via edital, a realização de forma idônea e que tenha princípios de equidade, com isonomia de direitos e oportunidades iguais para todos”, completa.

Para Walter Eustáquio Ribeiro, diretor-geral do Mackenzie Brasília, a utilização do mérito escolar para ingresso no ensino superior é um sistema mais justo. “Você considera não só uma prova em si, mas toda a jornada do aluno. Trazemos esse modelo de uma forma pioneira para Brasília. Mackenzie tem tradição em inovar, como muitas vezes repete o presidente do Mackenzie, José Inácio Ramos”, diz.

Como funciona o Passaporte Mackenzie?

Para participar do processo seletivo por meio do Passaporte Mackenzie, os interessados deverão enviar uma carta de apresentação e o histórico escolar do ensino médio. A carta, que deverá ser redigida conforme orienta o edital, tem caráter eliminatório.

Já a avaliação do histórico será classificatória. As notas atingidas ao longo de cada ano escolar no ensino médio serão calculadas em médias gerais anuais referentes a cada série, considerando todas as disciplinas.

Para a seleção, essas notas precisarão ser maiores ou iguais a sete. Elas serão multiplicadas, individualmente, por valores definidos para cada etapa (enquanto a 1ª série terá peso 1, na 2ª série o peso será 2 e, por fim, na 3ª série o peso será 3). Posteriormente esses valores serão somados para o ranqueamento dos pleiteantes.

A classificação dos candidatos será apurada pela ordem decrescente do total de pontos obtidos na avaliação do histórico escolar até o preenchimento do total de vagas.

Além do passaporte, os métodos tradicionais de ingresso continuam valendo: vestibular agendado, Enem, 2ª graduação e transferência. Confira os cursos de graduação oferecidos pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie:

  • Administração
  • Direito
  • Engenharia Civil

Todos eles têm nota máxima concedida pelo Ministério da Educação. A instituição também oferece cursos de pós-graduação e de extensão.

Experiência de quem chegou lá

O estudante de direito Natan Martins, de 19 anos, foi um dos primeiros a utilizar o Passaporte Mackenzie. Ele testou a maioria dos métodos de ingresso no ensino superior (PAS, vestibular e ENEM) e acredita que o mérito escolar é a forma mais coerente para a seleção.

O jovem acreditava que a melhor forma de se preparar para o ensino superior era se dedicando à escola. Por isso, não fez cursinhos pré-vestibulares e se preocupava apenas em tirar boas notas. Mas, logo na primeira prova do PAS, ele sentiu a tensão que um dia de prova era capaz de causar.

Atualmente, Natan cursa Direito na Faculdade Mackenzie e se prepara para ir para o terceiro semestre do curso

“Me causava ansiedade pensar que a minha vida inteira poderia ser decidida em uma única prova. Era um dia inteiro que girava em torno daquilo: eu almoçava 10h30 para fazer a digestão e ir de barriga cheia, controlava até a quantidade de água que eu bebia”, lembra.

Ficava tão preocupado em não me preocupar que não relaxava de fato. Fazia várias pausas para controlar o nervosismo e, com isso, acabava perdendo um tempo enorme., No fim, fazia as últimas questões correndo. Isso me prejudicava muito.

NATAN MARTINS, ESTUDANTE

Mackenzie: valores e resultados

A instituição, que é ligada à Igreja Presbiteriana, completou em 2020 nada menos do que 150 anos. Nasceu em São Paulo, quando a cidade tinha apenas 30 mil habitantes, e cresceu como escola e se tornou universidade. Nos últimos três anos, de 2017 a 2019, a Faculdade Mackenzie foi eleita como a melhor instituição de ensino superior não-pública do Estado de São Paulo e a 4ª do país pelo Ranking Universitário Folha.

Professor Walter Eustáquio Ribeiro, diretor-geral do Mackenzie Brasília

Somos uma escola que prima pela excelência na educação e já estamos presentes em Brasília há 25 anos. Como faculdade, são três anos de funcionamento, mas com toda a qualidade e tradição do Mackenzie, da qual não abrimos mão e nos faz referência.

WALTER EUSTÁQUIO RIBEIRO, DIRETOR GERAL DO MACKENZIE BRASÍLIA

Para o diretor-geral do grupo na cidade, o grande diferencial da instituição é ser uma escola com valores e resultados. “Valorizamos o ser humano, os relacionamentos, a ética, a honestidade e os resultados acadêmicos, por meio dos melhores e mais inovadores conteúdos programáticos. Quando você não é um mero conteudista, é possível oferecer condições para que o aluno esteja preparado para qualquer lugar do mundo onde ele quiser atuar”.

Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília
SGAS 906, Conjunto A, Bloco 1, Brasília-DF
Site: http:faculdademackenziebrasilia.com.br
Telefone: (61) 3521-9300
Facebook | Instagram | YouTube