Um momento em que as pessoas se reúnem para festividades, estão mais dispostas a perdoar e o fala-se muito sobre o amor. Hoje trarei uma reflexão sobre para onde nossa real atenção deve estar voltada nesse fim de ano: a família.

Como anda seu relacionamento com sua família? Muitas vezes, presos em nossos próprios pensamentos e afazeres, acabamos por deixar em segundo plano aqueles que convivemos. Ontem inclusive assisti a um filme muito interessante chamado “Natal em 8 bites”, que fala exatamente sobre isso. A história começa com a filha querendo muito um presente de natal. Então, seu pai resolve contar-lhe como conseguiu o videogame que tanto queria quando ainda era criança, mas seus pais não poderiam lhe dar.

Peço perdão, mas neste texto contarei o desfecho. O pai segue uma hora de filme contando uma história envolvente sobre os planos mirabolantes feitos por ele e seus amigos. A filha fica muito animada pensando que em dado momento chegará a hora do pai então conseguir o tão sonhado presente, assim como o espectador.

Mas ao chegar no final da história, advinha o que acontece? Ele não ganha o que queria e tem um diálogo bem interessante sobre o tempo que deixou de ter com sua família e todos a sua volta por causa de sua obsessão em conseguir o que queria. O avô da garota e pai de nosso protagonista convidara o filho inúmeras vezes para construir uma casa na árvore, mas ele estava tão focado no brinquedo, que pouco se importou com isso. No filme vemos outras complicações como o fato dele quase perder sua irmã em um shopping quando os pais pediram que ficassem de olho nela por um momento.

O que você está perdendo

A coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais. – Provérbios 17:6

O filme me levou a refletir sobre o que estamos perdendo enquanto deixamos nossos objetivos nos cegarem. Talvez seja a infância de seu filho, um momento precioso com a sua família, conversas com seus pais e avós… Enfim, há tantas coisas que podemos perder pelas falsas prioridades autoimpostas por nós mesmos. Hoje quero que você se lembre que mais do que encher sua casa de “coisas” e seus familiares de presentes, o mais importante é SER PRESENTE.

Sua família é um projeto de Deus, não perca ela! O inimigo quer destruir lares e isso não ocorre de um dia para o outro. Cansei de ir em restaurantes e ver famílias inteiras em seus celulares checando redes sociais e esquecendo de viver aquele momento tão precioso que poderiam ter juntos; isso é clichê? Sim, porque infelizmente é uma verdade da qual estamos cansados de saber e viver.

Outra realidade é a dos pais que querem dar tudo para seus filhos, no entanto, não dão o principal: seu tempo! O mesmo ocorre com o inverso, filhos que querem tanto receber amor dos pais, mas pouco se importam em dar amor para eles. Não podemos deixar essas coisas acontecerem, precisamos ser presentes e é isso que Deus espera de nós, valorizar aqueles que estão a nossa volta. Pense na trajetória de Jesus, o filho do homem que mais presenteou na história e sabe como ele fez isso? Não foi dando ouro e prata, mas dando seu tempo para cada um dos que cruzavam seu caminho.

Uma família celestial

Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe; e, estando fora, mandaram-no chamar. E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram, e estão lá fora. E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? E, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe. – Marcos 3:31-35

Fim de ano pode ser um momento delicado para muitos, principalmente em um ano como este, onde recentemente tantos perderam entes queridos. Então quero dizer a você que acredita não ter uma família: você tem sua uma família! Mesmo que seus pais não estejam aqui e todos tenham lhe deixado, há um Pai amável que nunca lhe deixará e uma família espiritual a qual você pertence.

Você também precisa dedicar seu tempo para essa família e este Pai. Esperamos tanto de nosso Senhor, mas qual tem sido nosso comprometimento com Ele? Pense sobre isso e seja sincero com você mesmo. O tempo é o maior presente que podemos dar para nossas famílias, lembre-se disto.

Deus te abençoe!