Durante a inauguração de Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Gama, nesta quinta-feira (28/10), governador Ibaneis Rocha (MDB) prometeu colocar novamente a saúde pública do Distrito Federal em dia.
“Se perguntar para mim, hoje, se a saúde do DF está boa, eu vou dizer ‘não’. Nós passamos por uma pandemia. Tivemos problemas seriíssimos. Porque eu tive de pegar os leitos de UTI e transformar em leitos de UTI Covid. E, com isso, eu tive de deixar de atender a população com as outras doenças. Mas, agora, nós vamos recuperar tudo”, afirmou.
Ibaneis acrescentou que acabará com as filas nas portas dos hospitais públicos do Distrito Federal. Para isso, o governo entregará sete novas UPAs até o fim do ano. Segundo Ibaneis Rocha, a UPA inaugurada hoje vai desafogar o Hospital Regional do Gama.
“Nunca faltou dinheiro para fazer uma obra no DF”, assinalou Ibaneis. Para o governador, a entrega é resultado da sintonia entre Executivo e Legislativo. Atualmente, a rede pública de saúde enfrenta série de problemas, a exemplo de falta de insumos e longas filas de pacientes.
Nova UPA
Gerida pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), a UPA tem capacidade para atendimento de 4,5 mil pessoas por mês. A obra custou R$ 6,9 milhões. A unidade terá uma equipe de 153 profissionais de saúde.
O empreendimento contou com emendas parlamentares. Verba também foi injetada para a aquisição de equipamentos.
O presidente da Câmara Legislativa (CLDF), Rafael Prudente (MDB), lembrou que a Casa liberou recentemente R$ 650 milhões para a saúde pública.
O Gama também espera a reforma do Posto de Saúde 8, que virou ponto de tráfico de drogas. O local será rebatizado como Unidade Básica de Saúde (UBS) 7. Segundo o governo, a licitação será lançada em breve. A cidade prepara, ainda, obras de recuperação da rodoviária local e do Cine Itapuã.