Após 17 horas de combate às chamas que atingiram a Floresta Nacional de Brasília (Flona), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) conseguiu controlar o incêndio de grandes proporções na região. O balanço é que o fogo tenha atingido uma área de aproximadamente 170,8 hectares.

Com início na madrugada de segunda-feira (22/8), o incêndio atingiu parcialmente duas áreas da reserva. Ao chegar no local, a equipe de combate constatou consideráveis volumes de fumaça e chamas na região.

Para conter o fogo, os bombeiros acessaram a área e contaram com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para evitar que as chamas se propagassem para outros locais da unidade de conservação.

Logo após os múltiplos focos serem controlados, os militares iniciaram o procedimento de rescaldo, que consiste na averiguação, resfriamento e neutralização de possíveis novas chamas. A área será monitorada pelo ICMBio.

Durante o combate, foram utilizados aproximadamente 4,8 mil litros de água. Para a operação, o CBMDF enviou oito viaturas e 49 militares. Não houve vítimas feridas decorrentes do incêndio.