Incêndios na área de pantanal próxima à cidade de Corumbá (MS) geraram uma nuvem de fumaça que está piorando a qualidade do ar. Para tentar controlar o fogo, o Corpo de Bombeiros deslocou cinco militares para combater os focos de incêndio que estão perto de áreas urbanas. Sete brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) também participam do combate às chamas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, o combate é feito em situações precárias. Isso porque, para acessar as áreas de incêndio, os militares precisam se deslocar de barco por parte do trajeto e depois seguir a pé, carregando bombas de água nas costas e atravessando trechos alagadiços.
Governo brasileiro anuncia medidas para combater incêndios na Amazônia
Desde o início do ano, a Defesa Civil do estado já registrou 2.231 focos de calor dentro dos limites de Corumbá, município com a maior área no estado e que abrange a maior parte do pantanal da região. Por isso, o Ibama e o Corpo de Bombeiros solicitaram o envio de aeronaves para ajudar na localização dos incêndios, direcionando a equipe de combate às chamas.