Embora o brasileiro já esteja acostumado a temperaturas elevadas, em especial durante o verão, os próximos dias serão mais quentes que o normal registrado para a época. Uma onda de calor entre 37°C e 43°C poderá ser sentida em ampla área do país até a próxima semana.

Quase todos os estados de todas as regiões experimentarão dias seguidos de forte calor, com temperaturas acima da média, por período de 3 a 5 dias. A umidade relativa do ar no Centro-Oeste pode chegar a níveis de alerta laranja, entre 13 e 20%, o que indica riscos de incêndios florestais e à saúde. Cuidados devem ser redobrados, como evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e uma boa hidratação, principalmente entre crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.

O pico mais intenso de calor nesta semana deve atingir as regiões de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com máximas de 42 graus. Poderão, ainda, ocorrer pancadas de chuva isoladas no Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê máxima de 37°C na capital paulista, um possível recorde histórico.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199).