s Forças de Defesa de Israel planejam um ataque para conter o programa nuclear do Irã, enquanto o democrata Joe Biden estuda a retomada do acordo assinado por Barack Obama e que deixará o regime totalitário islâmico próximo de ter uma arma nuclear.
De acordo com o The Times Israel, a informação foi compartilhada pelo jornal Israel Hayom, que apontou o pedido de três propostas alternativas para inviabilizar o avanço do programa nuclear de Teerã. O pedido teria partido de Aviv Kohavi, chefe de Defesa.
Os planos, de acordo com o jornal, representariam um aumento significativo para os militares israelenses, já que o Irã está enriquecendo urânio bem acima do que havia sido estabelecido pelo acordo nuclear assinado em 2015 com potências mundiais.
O ministro Tzachi Hanegbi já havia alertado sobre um possível ataque de Israel caso o programa nuclear do Irã seja retomado pelos Estados Unidos, com o apoio do democrata Joe Biden, que já sinalizou que deverá retornar ao acordo depois que assumir o governo.
Programa Nuclear
Os EUA deixaram o acordo com o Irã depois que Donald Trump assumiu a Presidência do país, já que o acordo era evasivo e ignorava o fato de o regime iraniano ser um dos principais patrocinadores do terrorismo no mundo. Na época, Trump alertou que o país tinha intensões bélicas.
Quando fez o anúncio, Trump afirmou que “o Irã é o principal Estado patrocinador do terrorismo” e que nenhuma ação desse país foi mais perigosa do que sua busca por armas nucleares.