Segundo o Inmet, o DF está sob alerta laranja para chuvas intensas, podendo registrar precipitações de até 100 mm e ventos a 100 km/h


Bom dia, brasiliense! Enfim, chegamos ao fim de janeiro — vamos combinar que o mês durou uma eternidade — e, para esta sexta-feira (31/1), são esperadas pancadas de chuva em todo o Distrito Federal, com céu nublado e possibilidade de trovoadas, rajadas de vento e raios. Nesta manhã, já foram registradas precipitações em Planaltina, Sobradinho, Sudoeste e Paranoá. A previsão é que, no fim da tarde, essa condição se intensifique. 

Em janeiro, o volume de chuvas superou a média esperada para o mês, 206 mm. Na estação de Águas Emendadas, em Planaltina, foram registrados 436 mm até às 7h de hoje, 112% acima da quantidade prevista. No Plano Piloto, foram 263 mm e no Paranoá, 325,3 mm.

“Iniciamos 2025 com boas chuvas, em comparação aos anos anteriores. Para fevereiro, a expectativa é de poucas mudanças, com tempestades pontuais”, explica Olívio Bahia, meteorologista do Inmet.   

Bom fim de semana!

Atenção

Em caso de fortes chuvas, a Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF) recomenda:

Sob chuva forte, é recomendado o uso do farol baixo, pois a luz alta reflete nas gotas de água e prejudica a visibilidade, além de não iluminar o caminho como deveria e ainda atrapalhar a visão de outros usuários da via.

Não utilizar equipamentos elétricos nem o telefone caso esteja conectado à rede elétrica;

Evitar tomar banho durante as pancadas de chuva;

Evitar a proximidade e o contato com materiais condutores de energia;

Manter-se sempre calçado e, antes da tempestade, desligar todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;

Na rua, também valem alguns cuidados, como procurar abrigo, não se expor à chuva, não ficar embaixo de árvores e evitar locais próximos à rede elétrica;

Uma dica é manter-se no interior do carro, um local isolado e seguro;

Para os motoristas, os conselhos, em casos de tempestades, são: redobrar a atenção, reduzir a velocidade, aumentar a distância de seguimento e conferir o estado dos pneus.

Também vale checar o funcionamento do limpador de para-brisa e as condições da borracha;

Sob chuva forte, é recomendado o uso do farol baixo, pois a luz alta reflete nas gotas de água e prejudica a visibilidade, além de não iluminar o caminho como deveria e ainda atrapalhar a visão de outros usuários da via.

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/