Uma pesquisa online de 2015 realizada com oito mil leitores do desiringGod.org, focada nos hábitos de uso de smartphones e mídias sociais entre os cristãos constatou que metade dos participantes usava seu celular nos primeiros minutos ao acordar, e 73% confessaram que costumavam verificar suas mídias sociais no celular antes de terem um momento devocional pela manhã.

Com base nesses dados, o Pastor John Piper foi questionado sobre qual seria a abordagem mais adequada para esses momentos após acordar. Segundo ele, é necessário compreender por que somos tão propensos a pegar o celular antes de fazer qualquer outra coisa. Ele identificou seis possíveis motivos para esse comportamento, dividindo-os em três categorias.

Nesse sentido, a categoria “candy motives” (motivos de doces) se referem ao prazer momentâneo que buscamos ao pegar o celular logo cedo. O primeiro motivo é o desejo por novidades, por saber o que está acontecendo no mundo e entre amigos. O segundo é a busca por validação, checar o que as pessoas disseram sobre nós. Já o terceiro motivo é a busca por entretenimento, consumindo conteúdos diversos e cativantes.

Por outro lado, as “avoidance motives” (motivos de evitar) são motivadas pela vontade de evitar situações desconfortáveis. O primeiro motivo é evitar o tédio, quando o dia parece monótono. O segundo é evitar responsabilidades, especialmente aquelas que nos parecem pesadas. E o terceiro motivo é evitar dificuldades, como conflitos pessoais, doenças, dores físicas, entre outros.

Sendo assim, diante desses impulsos que nos mantêm na cama conectados aos dispositivos eletrônicos, Piper sugere que há uma maneira melhor de começar o dia. Ele recorreu aos Salmos para ilustrar essa abordagem. O salmista clama a Deus pela manhã, expressando amor, necessidade e busca por orientação. A ideia é direcionar o foco para a presença de Deus, buscando Sua palavra e Sua fidelidade.

Segundo Desiring God, esta é uma forma de encher-se do Espírito Santo, ser fortalecido para enfrentar os desafios do dia, amar e servir ao próximo, buscando a grandeza de Cristo. Piper ressalta a importância de planejar essa abordagem antes mesmo de dormir, para que seja possível se libertar dos vícios e hábitos prejudiciais e aproveitar o potencial fortalecedor do início do dia.

Desse modo, a proposta é substituir as motivações superficiais e de evitação por um encontro com Deus e a busca por Sua vontade, encontrando satisfação e alegria na presença do Senhor. Ao meditar nas promessas divinas, despertar para a realidade do amor e dos pensamentos de Deus, é possível iniciar o dia de forma mais significativa e transformadora.

Por fim, Piper afirmou que o que queremos na rotina matinal é sermos cheios do Espírito Santo. Queremos ser fortalecidos para enfrentar o que quer que o dia nos traga. Queremos algo que nos dê coragem alegre para resolver contar os outros melhor do que nós mesmos e buscar a verdadeira grandeza, como Jesus disse, tornando-nos servos de todos. Essa é a verdadeira agenda da manhã.

“Sugiro que antes de ir para a cama esta noite, faça algumas escolhas e alguns planos e que se liberte dos vícios dos doces e dos hábitos de evitação que têm arruinado o potencial de fortalecimento para o início do dia”, concluiu.