O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva vetou aulas de robótica e programação no currículo escolar. A justificativa para o veto é que há conflito entre as normas vigentes, pois tal mudança precisaria ser acordada com o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE). A medida fazia parte da Política Nacional de Educação Digital, que tem o intuito de promover a inclusão e acesso à tecnologia. O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Lula ainda vetou mais duas medidas do texto. Uma retira a prioridade do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para programas de imersão em técnicas e linguagens de computador. A outra retira a equivalência de publicações digitais e e-books ao livro físico.
Segundo a especialista em desenvolvimento industrial do SESI, Juliana Fonseca Duarte, a robótica não impacta somente no conhecimento técnico, de como pensar e elaborar sistemas, mas também estimula a questão emocional e cognitiva.
“A robótica impacta na questão emocional e na cognitiva. Em termos emocionais, os alunos passam a trabalhar de forma colaborativa, se envolvem mais com discussões, tornam-se mais críticos e criativos. Em termos cognitivos, eles aprendem a trabalhar com o pensamento computacional, científico e a gente entende que isso tem um impacto forte no mercado de trabalho.”, pontua a especialista.
O estudante de engenharia mecânica da Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, Luiz Gabriel Vieira Costa destaca a relevância da robótica na preparação dos próximos profissionais brasileiros desde muito cedo.
“Pessoas que se envolvem com a robótica e têm essa perspectiva, entender que você pode aplicar seu conhecimento desde muito cedo, acho que isso cria pessoas muito mais preparadas para a indústria, para profissões do futuro. Vejo que as pessoas que se envolvem com robótica acabam se preparando mais para o mercado de trabalho”, afirma o estudante.
Ainda não há data definida para a votação dos vetos pelo Congresso Nacional.
O que é robótica?
Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a robótica “é a ciência que estuda as tecnologias associadas à concepção e construção de robôs”. Os robôs são sistemas automáticos que operam por sistemas integrados realizando movimentos simples ou complexos.
Ainda segundo informações da CNI, o conceito de robótica surgiu no início do século XX, na obra “O Mentiroso” do autor Isaac Asimov. Ele foi o autor que criou a palavra ‘robótica’ e foi também ele quem apresentou, no campo da ficção-científica, as Leis da Robótica. O termo se popularizou só em 1950 por conta do livro “Eu, Robô”, do mesmo autor.