A reforma das tesourinhas do Plano Piloto segue em ritmo acelerado (assista ao vídeo abaixo). Nesta sexta-feira (26), o GDF liberou mais um desses viadutos, nas entrequadras 3/4 Sul, e também iniciou a urbanização na 15/16 Sul, obra que deve ser entregue nos próximos dez dias.
O trabalho, que abrange os 16 conjuntos de tesourinhas das asas Sul e Norte, demanda investimentos de R$ 7.337.888. Desse montante, R$ 3.382.888 são para as estruturas da Asa Sul, enquanto R$ 3.955.000 serão empregados nas da Asa Norte. As obras começaram em novembro de 2019 e têm previsão de conclusão para dezembro deste ano, na Asa Norte, e janeiro de 2021, na Asa Sul.
Reformar todos esses viadutos e trazer mais segurança e conforto à população é prioridade do GDF. As obras nas tesourinhas têm como objetivo reerguer Brasília e conservar a estrutura da cidade, além de cumprir uma determinação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), que apontou, em relatório, a necessidade de reforma adequar os viadutos.
“Esse cuidado que estamos tendo com a cidade mostra para as pessoas que elas também precisam cuidar da cidade”, pontua o governador Ibaneis Rocha. “Esse é o sentido de se trabalhar com tanta união. É unir a população nesses cuidados que a cidade merece.”
“Esse cuidado que estamos tendo com a cidade mostra para as pessoas que elas também precisam cuidar da cidade”Governador Ibaneis Rocha
Trabalhos avançam
Até o momento, três viadutos foram entregues, contando com o concluído nesta sexta-feira. O primeiro conjunto foi o das quadras 15/16 Norte, em 17 de abril. O das quadras 7/8 Norte foi concluído em 7 de maio. Atualmente, as obras nas quadras 5/6 e 11/12 Norte estão 90% executadas e devem ser concluídas em breve. Já o conjunto localizado nas quadras 3/4 e 13/14 Norte está próximo de serem interditado para reforma.
Na Asa Sul, a reforma do conjunto 7/8 Sul está 30% concluída e o das quadras 13/14 começa na segunda (29). A reforma estrutural das quadras 15/16 Sul está concluída, restando a urbanização para os próximos dias.
“Esse grupo responsável por obras [Terracap, Novacap, DER e Secretaria de Obras] formatou no primeiro ano de governo tudo o que seria realizado durante este ano”, avalia o governador. “Então, estamos tendo a possibilidade de entregar as tesourinhas e temos a possibilidade de entregar a W3 Sul reconstruída no ano que vem, exatamente por esse esforço.”
Circulação melhora
Os trabalhos interferem em toda a rotina dos locais em que estão sendo realizados, por uma boa causa. “Sabemos dos transtornos que essas obras causaram à população, mas nossa prioridade é a preservar vidas e também a estrutura da nossa cidade, tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade”, explica o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Fernando Leite.
Prefeito da 204 Sul, Pedro Carvalho aprova a reforma. “Esse era um dos viadutos com mais problemas graves estruturalmente, um dos mais afetados”, conta. “Finalmente temos a circulação livre. Aumentaram a rede pluvial, e as bocas de lobo na lateral são novas.”
O que está sendo feito
As intervenções compreendem a revitalização dos viadutos que passam sob o Eixo Rodoviário (Eixão) e os eixinhos W e L, ligando as quadras 100 e 200. Eles têm recebido pintura antipichação e padronização da fachada. As equipes também atuam na recuperação das estruturas de concreto, reconstrução dos guardas-rodas – muretas de proteção fixadas nos eixinhos – e na substituição e recuperação de ferragens enferrujadas.
As estruturas viárias não corriam risco iminente de desabamento, mas estavam comprometidas pelo longo período de uso e pelo fato de nunca terem tido manutenção eficiente. Em algumas dessas vias, os técnicos responsáveis pela recuperação encontraram patologias até dez vezes maiores que as estimadas no projeto de revitalização.
De cara nova
Ao planejar Brasília, o urbanista Lucio Costa quis evitar o cruzamento de vias para assegurar uma circulação fluida. Dessa forma, criou as tesourinhas, vias que passam por baixo do Eixo Rodoviário e dos eixinhos (L e W) e dão acesso às superquadras e aos comércios locais das Asas Sul e Norte.
Há um conjunto com duas tesourinhas e um túnel de ligação em cada uma das 16 entrequadras que cortam os quase 15 quilômetros do Eixão, ligando as asas Sul e Norte. Boa parte desses viadutos era revestida por tijolos vermelhos. Como esse material acabava escondendo eventuais problemas na estrutura, o padrão foi alterado para concreto aparente. Essa mudança foi aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Veja mais no vídeo:
* Com informações da Novacap