Hoje ao acordar estava pensando sobre como o medo pode nos atrapalhar em simples tarefas do dia a dia. Particularmente fui uma criança muito medrosa, tinha medo do escuro, de dentista, hospital e uma série de coisas, mesmo meus pais me instruindo nos caminhos do Senhor e sabendo que “papai do céu”, como chamava Deus carinhosamente, estava cuidando de mim.
Isso, porque, eu não entendia de onde vinha esses medos. Muitas vezes podemos nos sentir amedrontados sem nem saber a razão. Atualmente, aos meus 20 anos, já superei muitos deles, mas ainda há muito o que melhorar. Semana passada comecei minhas aulas de direção e posso dizer que no primeiro dia, nem conseguia ouvir a voz da instrutora de tanto medo que estava de bater o carro.
Assim que minha primeira aula acabou, corri conversar com várias pessoas para entender melhor sobre como funcionava a embreagem, o freio e os demais “apetrechos” do carro. Já na segunda aula, foi notável a melhora no meu desempenho, não estava mais com tanto medo, sabia o que estava fazendo e até comecei a gostar.
Conhecido x Desconhecido
Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.
Salmos 23:4
Tanto meus medos da infância, quanto o que senti recentemente tem algo incomum, e é o fator do desconhecimento. Isso é, quando não conhecemos algo tendemos a sentir medo, o que acontece pela sensação de estar vulnerável. O medo pode ser algo “bom” em certas situações, nos alertando de perigos, mas também pode ser ruim, quando nos impede de fazer algo e não podemos nos deixar paralisar por ele.
O medo do futuro
Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair.
Salmos 55:22
É certo que não existe nada mais desconhecido do que o futuro e acredito eu que esse é o maior medo da vida adulta, a incerteza do que virá. Algo que precisamos ter em mente é que o medo é antecipar uma coisa ruim e ficar preocupado com ela, mesmo sem a concretização dela.
Quando eu paro para analisar dessa forma me sinto até boba pelas vezes que senti medo em excesso, o que se agrava quando lembro da fidelidade do Deus que sirvo. Servimos a um Deus vivo, que cuida de cada detalhe, sejam coisas pequenas ou grandes.
Um Pai que cuida de nós
“Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você!
Isaías 49:15
Deus é um Pai que zela por nós, que nos livra do mal mesmo quando não percebemos, seja ao dormir, ao ter que voltar do trabalho tarde da noite, no trânsito, onde for… Ele é onisciente e onipotente. Quando uma mãe ou um pai não está perto de seus filhos, Deus está cuidando deles, isso porque nosso Senhor é Pai tanto dos pais, quanto dos filhos.
Conclusão
Tu te aproximaste quando a ti clamei, e disseste: “Não tenha medo”.
Lamentações 3:57
Os nossos medos podem ser vencidos ao confiarmos em Deus, a Bíblia nos ensina a confiar n’Ele, pois Ele é fiel, sua fidelidade não dura por um dia, nem uma noite, mas para sempre. Ao sentir medo, lembre do que o Senhor já fez por você e por sua família, converse com Ele e busque paz nas Sagradas Escrituras. E não se esqueça: Ele é um Pai presente e está com você em todos os momentos.
Deus te abençoe!