Com a previsão de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas, o Distrito Federal segue em estado de alerta nesta segunda-feira (23/1). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos de 60 a 100 km/h podem ocorrer na capital do país.
Diante disso, o instituto aconselha que o cidadão se atente para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O alerta laranja, publicado no domingo, segue até às 10h desta segunda, podendo ser prorrogado por 24 horas.
Segundo a meteorologista do Inmet Andrea Ramos, a tendência é que o tempo permaneça sem variações ao longo da semana. “Vai persistir um alerta porque tem bastante instabilidade na atmosfera. Em janeiro, o verão chegou e se estabeleceu no DF”, contou a profissional.
Além disso, Andrea explicou que, durante as horas mais quentes, os termômetros podem atingir 27ºC, enquanto a mínima ficou na casa dos 18ºC durante a madrugada. Já a umidade relativa do ar varia entre 95% e 50%.
Alerta Laranja
O Correio separou algumas instruções para o brasiliense. Veja:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).