Muitas pessoas se sentem um tanto culpadas com relação à vida de oração porque se comparam com os outros. Deus é um Deus criativo e quer que cada pessoa tenha a própria vida de oração individual. Sua rotina de oração não precisa ser exatamente como a de qualquer outro cristão.

Sim, há princípios comprovados de oração que você pode seguir. Como vemos em Atos 3:1, os primeiros discípulos reservavam certas horas do dia em que eles iam a um local designado para orar. É uma boa disciplina, mas deve ser o ponto de partida de aprender a orar, e não o ponto-final. Podemos nos disciplinar para estabelecer um horário de oração que seja adequado para nós, individualmente, mas também podemos aprender a orar sem cessar. Isso significa orar em todo tempo, em todos os lugares, com todo tipo de oração. Gosto de dizer: “Ore enquanto atravessa o dia”. Deixe que a oração se torne como a respiração, algo que você faz com facilidade e sem esforço.

Nunca temos de “esperar” para orar. Toda vez que você vir uma necessidade ou pensar em alguma coisa para a qual você precisa de ajuda, ore imediatamente! Oração é falar com Deus, e como Ele está em todos os lugares, podemos falar com Ele o tempo todo.

Deus deseja que a oração seja uma parte diária e regular da nossa vida.