Como crentes em Jesus Cristo, Deus nos deu uma nova natureza, mas, ao mesmo tempo, também temos de lidar com a velha natureza. Quando permitimos que a velha natureza governe acabamos seguindo os sentimentos, quando na verdade deveríamos agir a partir do domínio próprio. O domínio próprio é um fruto da nossa nova natureza e, felizmente, é algo que pode ser desenvolvido. De forma muito semelhante à maneira como desenvolvemos músculos através do exercício, podemos desenvolver o domínio próprio exercitando-o também.
A liberdade em Cristo é um dom pelo qual devemos ser gratos, e praticar o domínio próprio é uma forma de liberdade, não um tipo de cativeiro. Você não precisa fazer o que sente vontade de fazer. Você é livre para fazer o que sabe que é sábio. A disciplina e o domínio próprio o ajudarão a ser o que você diz que quer ser, mas que nunca pôde ser sem a ajuda da direção e da graça de Deus.
Oração de Gratidão
Pai, sou muito grato porque não preciso ser governado pelas emoções ou impulsos. Obrigado porque, com a Tua ajuda, posso viver uma vida com domínio próprio e vencedora em Cristo.